Saúde

CHUC apela à dádiva de sangue e de plaquetas

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 19-07-2023

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) apelou hoje à dádiva de sangue e de plaquetas, tendo o diretor Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) alertado para o aumento do consumo de componentes plaquetários no doente oncológico.

PUBLICIDADE

“O consumo de componentes plaquetários no doente oncológico tem vindo a aumentar o que obriga a um apelo constante à dádiva de sangue, em especial, no que concerne à dádiva de plaquetas, pois são muitos os doentes do CHUC que necessitam de transfusão de componentes sanguíneos para serem sujeitos a tratamentos de quimioterapia, radioterapia, autotransplante de medula óssea e cirurgias”, disse Jorge Tomaz.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CHUC anunciou que irá proceder, a partir de sábado, ao alargamento do período e horário de colheita de plaquetas para os fins de semana e feriados, “apesar da satisfação com o aumento dos números” de dadores, que atingiram os 1.018 novos dadores em 2022.

PUBLICIDADE

Este número, refere o comunicado, “tem vindo a aumentar nos últimos três anos, inclusive nas faixas etárias mais jovens, contrariando, até, os últimos registos de quebra nas doações a nível nacional”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE