Coimbra

CHUC aguarda novo executivo municipal para decidir o local da maternidade de Coimbra (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-09-2021

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra disse hoje que aguarda o parecer do novo executivo municipal de Coimbra, que ainda não tomou posse, sobre a localização da nova maternidade, mas que a decisão está para “muito breve”.

PUBLICIDADE

Carlos Santos disse que para proferir a decisão final sobre a nova unidade neonatal , apesar de não estar plasmada no Plano Estratégico do CHUC hoje apresentado, há que “acautelar com o novo executivo camarário, que terá de se pronunciar sobre o projecto”.

“Não existem dúvidas que [a nova maternidade] tem de ser ao lado de uma unidade hospitalar que assegure o apoio perinatal altamente diferenciado “ considerou o presidente do CHUC não querendo revelar objectivamente qual seria a localização.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a nova maternidade os “recursos humanos têm de ser reaquacinados” – continuou o responsável hospitalar – e o quadro tem de ser alargado, com a formação de profissionais, tendo este ano sido colocados seis novos médicos. Mas vai ter de existir a realocação de alguns profissionais porque se tratará de uma só unidade, enquanto hoje existem duas. Carlos Santos refere ainda assim o quadro de pessoal “está deficitário” e que “a neonatologia não é uma especialidade, mas uma opção de cada pediatra” ao longo da carreira, o que considera consistir numa dificuldade.

Em entrevista, no final da sessão do Dia do CHUC, o administrador hospitalar disse também que vai “atribuir uma outra vida ao hospital dos Covões” com um ”novo edifício construído de raiz para “deslocalizar todo o ambulatório” que se realiza atualmente em Celas, no HUC.

PUBLICIDADE

Veja o video do direto Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE