Primeira Página
Chove, chove… até sábado! Mas o sol promete visitar Coimbra no domingo
Imagem: depositphotos.com
O estado do tempo em Portugal continental vai ser marcado por condições adversas entre sexta-feira, 31 de outubro, e sábado, 1 de novembro, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, associada a uma depressão centrada sobre o Atlântico Norte, em deslocamento para as ilhas Britânicas.
A partir de domingo, dia 2, prevê-se uma melhoria gradual do tempo, com o reforço de uma crista anticiclónica.
Durante os dias 31 e 1, são esperados períodos de chuva persistente e por vezes forte, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde os acumulados de precipitação em 24 horas poderão ultrapassar os 100 mm, em especial nas zonas montanhosas. Estes valores poderão causar cheias rápidas em meios urbanos, transbordos de ribeiras e movimentos de terras em áreas mais vulneráveis, revela o IPMA.
PUBLICIDADE
O vento soprará em geral fraco a moderado (até 30 km/h) de sul/sudoeste, tornando-se forte no litoral Norte e Centro, com rajadas de 60 a 70 km/h, e nas terras altas, onde poderá atingir 80 a 90 km/h. A partir de sexta-feira prevê-se um enfraquecimento gradual do vento, que rodará para o quadrante norte no sábado.
As temperaturas máximas deverão variar entre 15 e 20°C no Norte e Centro e 20 a 23°C no Sul, com uma ligeira descida no sábado. Já as mínimas vão baixar de forma mais acentuada na noite de 1 para 2 de novembro, podendo atingir valores inferiores a 5°C no interior Norte e Centro, e entre 9 e 14°C no Sul.
No mar, a agitação marítima será de oeste/noroeste com ondas de 2,5 a 3,5 metros na costa ocidental e de sudoeste com 1 a 1,5 metros na costa sul do Algarve.
Coimbra vai enfrentar um fim de semana marcado pela chuva persistente e ventos moderados. Na sexta-feira, 31 de outubro, está previsto céu muito nublado e chuva ou aguaceiros contínuos ao longo do dia. As temperaturas deverão variar entre 16 e 18º C, com vento moderado de sul e uma probabilidade de precipitação de 100%.
O cenário mantém-se na sábado, 1 de novembro, com aguaceiros frequentes, embora de menor intensidade. As temperaturas descem ligeiramente, com mínimas de 12 e máximas de 18°C, e o vento torna-se fraco de norte. A probabilidade de chuva mantém-se nos 100%, indicando mais um dia totalmente chuvoso na cidade.
A partir de domingo, 2 de novembro, o tempo melhora de forma significativa. Prevê-se céu pouco nublado, vento fraco de norte e ausência de precipitação, com temperaturas entre os 10 e os 18 graus.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos laranja para as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e avisos amarelos para áreas a norte do rio Tejo, devido à chuva forte e vento. O IPMA alerta que a localização dos maiores acumulados de precipitação ainda apresenta incerteza, sendo possível o ajuste dos avisos nas próximas atualizações.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE