Primeira Página

Choque térmico. Veja como o tempo vai “trair” quem mora na região Centro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 13 horas atrás em 03-10-2025

Portugal vai sentir esta sexta-feira, 3 de outubro, uma descida de temperaturas, particularmente no Norte e Centro do país, acompanhada de maior nebulosidade e nevoeiros, segundo a Luso Meteo.

O fenómeno ocorre devido a uma mudança no fluxo atmosférico, mais húmido, e ao afastamento do anticiclone, enquanto uma poderosa ciclogénese explosiva afeta as Ilhas Britânicas com a tempestade Amy.

“Se vive no litoral Norte e Centro, conte com tempo mais fresco, mais nuvens e algum vento. Pode haver nevoeiros, mas não chove. Se vive no Interior, conte com calor e algumas nuvens altas, exceto no Alentejo e Algarve, onde o sol será pleno”, explica.

PUBLICIDADE

No litoral Norte e Centro, as temperaturas máximas podem recuar até 6ºC, especialmente junto ao mar, com vento moderado a soprar de Noroeste, entre 15 e 25 km/h. “A influência de ar húmido em Portugal vai ser notória, com a humidade a aumentar significativamente, o que poderá gerar nevoeiros”, acrescenta o serviço meteorológico.

Apesar da descida de temperaturas no Norte e Centro, a sexta-feira continua a apresentar características de verão em algumas regiões do país, com temperaturas a superar os 30ºC em localidades do Sul. Em Lisboa, os termómetros deverão rondar os 30ºC, com bastante sol.

No Interior Norte e Centro, predominarão nuvens altas típicas da aproximação de superfícies frontais, sem alterações significativas, enquanto no litoral Sul o céu será mais limpo. O mar mantém-se calmo, com ondas máximas até 1 metro e temperaturas da água entre 16ºC e 20ºC, dependendo da região.

A radiação ultravioleta será elevada em todo o território continental, com níveis entre 5 e 6, pelo que a proteção solar continua a ser recomendada.

Em suma, sexta-feira traz uma mistura de calor e tempo mais fresco, com destaque para o litoral Norte e Centro e o habitual sol do Sul, permitindo um início de outubro ainda com traços de verão.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE