Charters de chineses a caminho do Centro de Portugal

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 01-03-2018

 Pedro Machado, grande sportiguista, citou o mítico Futre para garantir que o Centro de Portugal tem um plano de ação que trará até nós milhares de chineses.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

O stand do Turismo Centro de Portugal (TCP) na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa foi hoje o palco de uma importante iniciativa para o futuro do turismo na região e que tiveram a entidade regional como protagonista: a apresentação da estratégia de promoção da região de turismo Euroace, que junta o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola.

PUBLICIDADE

publicidade

O  momento juntou três grandes regiões vizinhas numa estratégia comum de promoção turística. “Um verdadeiro projeto de cooperação, que reforça os laços entre as três regiões, que vai posicionar a Euroace de forma competitiva na Europa e rentabilizar os meios técnicos, financeiros e humanos que vamos alocar”, nas palavras do anfitrião do evento, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal.

“Estes dois países, Portugal e Espanha, estão cada vez mais próximos e são cada vez mais atrativos em mercados como os Estados Unidos, a China e o Brasil, afirmando-se no cotexto internacional. Se antes competíamos entre regiões, hoje partilhamos uma estratégia entre países”, acrescentou, antes de apresentar a estratégia de promoção. Esta passa por “mais produto, melhor produto, mais diferenciador e mais singular”, com o objetivo final de atrair mais visitantes e aumentar a sua permanência. O plano de ação passa pela promoção conjunta em mercados como Estados Unidos, China e União Europeia, vendendo a ideia “dois países, um destino”. Para isso, haverá uma intervenção direta junto de companhias aéreas, no sentido de reforçar as ligações com destinos mais distantes, e participações conjuntas nas grandes feiras internacionais de turismo, sendo que a próxima será a de Berlim, já na próxima semana.

PUBLICIDADE

unnamed

Vítor Silva, presidente da ARPT do Alentejo, sublinhou o facto de esta estratégia romper com séculos de História, em que Portugal e Espanha viveram de costas voltadas. “Esta iniciativa mostra que podemos fazer coisas boas juntos”, elogiou.

“O Paraíso existe, está na Eurorregião Euroace!” Foi desta forma entusiástica que Francisco Simón Martín, Diretor da Junta de Turismo da Extremadura, começou a sua intervenção. “Somos uma terra acolhedora, de valentes e queremos conquistar o futuro. Este não é o tempo de localismos, é o tempo de as regiões se juntarem, com o objetivo de atrair turistas a este paraíso e criar 20 mil empregos na Euroace. Só estranho é porque não o fizemos mais cedo. Juntos somos invencíveis!”, continuou.

Coube ao embaixador de Espanha em Portugal encerrar a cerimónia. Eduardo Sáenz de Buruaga enalteceu “a aposta vencedora e segura” e citou o poeta inglês Robert Frost: “Bons amigos fazem bons vizinhos”, numa declaração muito aplaudida.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE