Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

China recebe missão da Saúde em Português

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-05-2016
Chegam-nos notícias da primeira semana da Missão da Saúde em Português na República Popular da China.
Leia a “carta” enviada desde Fuzhou, China, por Inês Figueiredo (Coordenadora da Delegação) e Ana Figueiredo.
f09b3b3d-4147-4ef4-9813-c6099dd11dca

Quando saímos de Portugal e vamos à descoberta de um povo no outro lado do planeta, temos de levar a “folha em branco” para registarmos a realidade.

PUBLICIDADE

O povo chinês não nos é de todo desconhecido. Qualquer um de nós já “provou” esta cultura em restaurantes chineses ou já comprou os seus produtos. E Saúde em Português tem longa experiência como entidade formadora em Macau, Cantão, Xangai e Pequim. Sem darmos conta, achamos que já sabemos tudo sobre a República Popular da China (RPC) e sobre o seu povo, criamos uma imagem, uma ideia pré-concebida que depois se vai desconstruindo ao passar a fronteira.

A RPC, terceiro maior país do mundo, abriu as suas portas apenas há 37 anos e é já a segunda maior potência económica e financeira mundial e o maior exportador do mundo. Todo o país fervilha em crescimento acelerado, o que contrasta com a sua história de mais de 4.000 anos. Apesar de nos ser difícil imaginar a real dimensão da expressão “segunda maior potência económica”, conseguimos perceber que estes números ainda não se traduzem em pleno desenvolvimento social, tal como os chineses referem. Esta é ainda uma superpotência emergente, com um longo caminho a percorrer.

PUBLICIDADE

publicidade

Um passo significativo nesta direção é a promoção da mulher, através da realização de seminários como o “Desenvolvimento da capacitação da mulher nos países lusófonos em 2016”, promovido pelo Ministério do Comércio da RPC e do Centro de Treinamento de Funcionários de Comércio Externo e Cooperação Económica de Fujian, onde Saúde em Português participa. Tal representa uma oportunidade de discussão, partilha e crescimento em torno do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, a “Igualdade de Género”, desenvolvido pela ONU e a ser atingido até 2030.

Durante a primeira semana, representantes de vários Países Lusófonos como Brasil, Cabo-Verde, Moçambique e Portugal, discutiram temas tão variados como a carreira profissional da mulher, a saúde reprodutiva, o planeamento da política pública e os direitos das mulheres chinesas. Foi ainda feita uma apresentação geral sobre a história e geografia da RPC, bem como as suas políticas e relações exteriores.

PUBLICIDADE

Decorreu ainda um banquete de boas-vindas que contou com a presença de Chen Guo Liang, ex-diretor do Departamento de Recursos Hídricos da província de Fujian, Lin Song, ex-diretor do Departamento de Inspeção da Província de Funjian e Gan Yaokun, Diretor do Centro de Treinamento de Funcionários de Comércio Externo e Cooperação Económica de Fujian. Neste evento, foi ainda feito um discurso por parte dos países participantes, proferido por Inês Figueiredo, de Saúde em Português, que reforçou a importância de encontros desta natureza.

A fim de melhor conhecer a realidade no terreno, a Delegação de Saúde em Português teve ainda oportunidade de visitar a rua Zhong Ting e o Bairro Antigo de San Fang Qi Xiang, exemplos de contrastes de um país em crescimento.

As temáticas previstas para esta semana que se inicia, permitirão à Delegação de Saúde em Português aprofundar outras áreas sobre a capacitação das mulheres na realidade chinesa e nos países da lusofonia, e abordar novas formas de cooperação concretas que se traduzam no maior desenvolvimento humano.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com