Primeira Página

“Cheirosas, gostosas e macias”. As esfirras de “O Bravo” já agarraram os clientes em Coimbra

António Alves | 2 meses atrás em 16-02-2024

Os amantes das esfirras podem matar saudades deste prato popular brasileiro em Coimbra. No número 26 da rua dos Oleiros, em plena Baixa da cidade (junto à Loja do Cidadão), abriu o restaurante “O Bravo” que disponibiliza 40 variedades diferentes destas “mini pizzas” com uma massa “cheirosa, gostosa e macia”

PUBLICIDADE

Raphael Branco chegou a Portugal a 10 de julho de 2019. Proprietário de uma agência de publicidade em São Paulo, decidiu continuar a trabalhar no nosso país de forma remota para os seus clientes no Brasil.

Neto e filho de portugueses, que na década de 50 decidiram ir em busca de uma vida melhor no outro lado do Atlântico, o especialista em marketing digital começou a pensar neste projeto durante a pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

Pegando no exemplo culinário da avó, da mãe e da tia – que durante muitos anos dedicaram-se ao fabrico de salgados para bares -, Raphael Branco decidiu pedir a receita da esfirra à mãe. “Fiz uma chamada para ela e disse: Mãe, quero comer esfirra e preciso da receita da família. Então, ela deu-me a receita e, em casa, fiz umas esfirras para mim e para minha esposa”, recordou.

As primeiras experiências não correram como esperava, tendo conseguido apenas chegar próximo da receita da avó “ao fim de algum tempo”. “Não estava igual à delas, mas ficou comestível”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim que a pandemia abrandou e foi possível realizar jantares de convívio, decidiu convidar alguns amigos “também com saudades de esfirras” para provar esta especialidade brasileira. Todos aprovaram a receita, mas decidiu avançar para uma outra vertente do prato. “Lá em São Paulo e no Brasil comem-se muito esfirras abertas, que é como as que nós temos aqui no Bravo”, afirmou.

A primeira experiência com a receita da família correu bem, mas o sabor e a textura não ficaram como ele tinha imaginado na sua cabeça. Só depois de algumas modificações é que a massa ficou “no ponto”. Nessa altura, voltou a convidar alguns amigos portugueses que deram um bom feed-back da receita. É, então, que começa a pensar num projeto que mais tarde se veio a denominar “O Bravo”.

O que demorou mais, recorda, foi “imaginar o espaço” pois queria que os clientes não tivessem apenas “uma experiência de comida”, mas também um ambiente onde as pessoas pudessem entrar, conversar “e gastar tempo com um amigo ou com a família”.

É que, como fez questão de lembrar, as esfirras servidas no restaurante “O Bravo” partem do princípio que os clientes têm de se sentir “agarrados” ao produto. “Eu queria proporcionar uma experiência que não fosse uma experiência congelada ou industrializada, mas que fosse realmente o que eu chamo de comfort food (comida afetiva)”, frisou.

Sobre a quantidade de esfirras que cada cliente consegue consumir, o responsável afirmou que houve clientes que “apenas consumiram duas mas também quem já tivesse comido 14”. “Normalmente, uma pessoa consegue ficar satisfeita comendo entre quatro a seis esfirras”, garantiu.

Carregue na galeria e conheça o espaço “O Bravo”

A loja, que antes era um espaço de culto, foi outro dos desafios de Raphael Branco. Em declarações ao Notícias de Coimbra, o responsável recordou que “era uma tela em branco, onde nós tínhamos a oportunidade de poder mexer e colocar para fora as minhas loucuras”. As primeiras impressões junto de amigos ligados à arquitetura não foram as melhores, mas aos poucos a ideia “que tinha na minha cabeça” foi ganhando forma.

Street graffiti pop art é a base da decoração do espaço onde não faltam os neons de cor laranja e as cores que brilham no escuro ao longo do corredor que dá acesso às casas de banho. “Não vou dizer que é uma coisa muito cyberpunk, mas existem aqui alguns elementos que apontam para tal”, afirmou.

As portas abriram a 26 de outubro de 2022 e, desde então, a reação dos clientes tem sido bastante positiva. Nas redes sociais, os elogios vão crescendo, havendo mesmo quem “passe a palavra” sobre as esfirras que ali são servidas.

O restaurante está aberto de terça-feira a sexta-feira entre as 12:00 e as 15:00 e das 19:00 às 23:00. Aos sábados e domingos entre as 19:00 e as 23:00, encerrando às segundas-feiras e feriados para descanso do pessoal.

Se pretender, pode também pedir as esfirras através da plataforma Glovo, Uber Eats e Bolt Food. O restaurante dispõe ainda de serviço próprio de transporte até à distância de 12 quilómetros. Basta colocar a morada na página da internet para saber se é possível fazer a respetiva entrega.

Refira-se que as esfirras nasceram no Médio Oriente sendo conhecidas pelo segredo da massa. Ao longo dos anos, a iguaria espalhou-se por vários territórios, ganhando dessa forma novos sabores e inspirações ao longo do caminho.

No Brasil, as esfirras chegaram apenas através da comunidade árabe e libanesa. Muito parecidas com as pizzas, as esfirras têm uma massa mais leve e delicada permitindo variados recheios.

No caso da loja de Coimbra, pode consumir esfirras com os seguintes acompanhamentos: carne, frango, queijo branco, queijo mozzarela, calabresa, atum, chouriço fumado, pepperoni, frango catupqueijo (queijo de produção própria), mozzarela e bacon, caipira, calabresa e queijo, fiambre e queijo, marguerita, carne e catupqueijo, chouriço e catupqueijo, rúcula, mozzarella brócolos e bacon, mozzarella e brócolos, cogumelos e queijo, queijo e bacon, carne e queijo, queijo da casa, carne e cheddar, frango e milho e atum e queijo.

As esfirras premium são O Bravo (frango desfiado e creme de cheddar e bacon desfiado), Três Queijos, Carne Seca e CatupQueijo, Frango CatupQueijo e Bacon, Carne Seca e Calabresa CatupQueijo.

Uma das novidades são a variante doce com os seguintes sabores: kinder bueno, chocolate e morangos, m&m’s e chocolate, vulcão de nutella, nutella e morango, romeo & julieta (queijo mozzarella e goiabada), chocolate branco e morangos, nutella e banana, chocolate ao leite, doce de leite, chocolate e queijo, m&m’s e chocolate branco, chocolate branco, banana e chocolate, banana e queijo e chocolate negro.

“O Bravo” tem página nas redes sociais Facebook e Instagram. O número do whatsapp é o seguinte: 912 493 022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE