Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Chegou o fim de semana mais doce de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-10-2019

Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra este fim de semana no Quartel da da Brigada de Intervenção

PUBLICIDADE

Manjar Branco

A iniciativa, que promove o património doceiro de Coimbra, estará de portas abertas no sábado, das 14h00 às 23h00, e no domingo, das 10h00 às 19h00, sendo de entrada livre.

A décima primeira edição da Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra conta com a participação de 42 expositores doceiros, um dos quais, de Alicante (Espanha). O destaque do certame é a herança doceira, legado de congregações religiosas dos três conventos de Coimbra – Celas, Santa Clara e Sant’Anna –, de que são exemplos o pastel de Santa Clara, a arrufada de Coimbra e o pudim das Clarissas, doces apurados para a final do recente concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, promovido pela RTP.

PUBLICIDADE

publicidade

À forte promoção do património doceiro de Coimbra e da região centro, cujos expositores que o representam preenchem cerca de metade do número total de participantes no certame, juntam-se outras especialidades, que alargam a proveniência e a variedade da identidade histórico-cultural da confeitaria nacional.

Além dos doces conventuais e regionais de Coimbra e da região centro, disponibilizados por expositores oriundos de Alcobaça, Alfeizerão, Ançã, Aveiro, Figueira da Foz, Lamego, Leiria, Lorvão, Ovar, Pereira, Pombal, Santarém, Tentúgal e Tomar poderão, ainda, ser degustados doces típicos da região norte (Amarante, Braga, Cabeceiras de Basto, Caldas de Vizela, Felgueiras, Régua, Santa Maria da Feira e Vila Real) e do sul do país (Évora e Reguengos de Monsaraz).

PUBLICIDADE

A notável arte de manusear ingredientes como o açúcar, os ovos, a farinha, a amêndoa, entre outros, poderá ser comprovada pelos visitantes ao saborearem especialidades doceiras como as queijadas, as talhadas de príncipe, os suspiros, o bolo do Bussaco, as fogaças e regueifas de Santa Maria da Feira, o pão de ló de Margaride, de Ovar e de Alfeizerão, a barriga de freira, os rebuçados da Régua, os travesseiros de Lavos, os ovos moles de Aveiro, o bolinhol, as cavacas de Amarante, as cristas de galo, as fatias de Tomar, as nevadas de Lorvão, as brisas do Liz, o pudim abade de Priscos, o toucinho do céu, a sericaia, os figos da Foz, os celestes de Santarém ou o morgado alentejano, entre muitos outros exemplares que, por certo, farão juz à riqueza dos nomes, das formas, das cores mas, acima de tudo, da qualidade dos sabores inigualáveis da doçaria conventual e regional que Portugal oferece a quem nos visita.

Nesta edição do evento, à semelhança das anteriores, de forma a complementar a vertente tradicional da arte de confecionar doces, associam-se os licores e as compotas, importante contributo para o reforço do posicionamento de Coimbra e da região centro neste setor, que alcança uma importância cada vez maior no contexto cultural, social, económico e turístico do país.

A “Colares Editora”, de Sintra, responsável pela linha editorial, pioneira a nível nacional, ligada ao estudo da alimentação, assim como o artesanato local, representado pela tecelagem de Almalaguês (adereço que surge em inúmeras descrições coevas relacionadas com o requinte e oferta de doces), através da presença da Associação para a Preservação das Tradições Locais “Herança do Passado”, e por Maria José Nogueira, artesã conimbricense, na área dos registos de Santos (atividade outrora desenvolvida pelas religiosas como complemento económico para superar as dificuldades financeiras que levaram à extinção das ordens religiosas) marcam, também, presença na Mostra de Doçaria.

Esta edição, organizada pelo Município de Coimbra, conta, uma vez mais, com a colaboração da Brigada da Intervenção e da Associação de Doceiros de Coimbra, sendo um projeto enquadrado na candidatura da Região de Coimbra – Turismo – a Região Europeia da Gastronomia 2012, cofinanciado no âmbito do Projeto Cidades CenCyL +, POCTEP 2014-2020, do programa INTERREG España/ Portugal.

A quinta edição do Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional, organizado pela Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), realiza-se pelas 15h30, apelando à adesão dos doceiros que integram a Mostra, com a respetiva entrega dos Prémios prevista para as 15h00 de domingo.

A Cooperativa Bonifrates protagonizará o primeiro apontamento no âmbito da animação cultural do certame, através da apresentação do espetáculo teatral intitulado “O coro das freiráticas”, às 16h00. Segue-se uma atuação, pela Tu Na D’ESTES (às 16h30) e, pelas 18h00, um espetáculo a cargo do Coro Alma de Coimbra.

O encerramento da animação, no sábado, acontecerá pelas 21h30, com um espetáculo pelos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra. No domingo, a Mostra de Doçaria reabre ao público às 10h00.

No período da tarde, à entrega dos prémios do 5.º Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional (pelas 15h00) sucedem-se quatro momentos de animação cultural diversificada: o primeiro, às 15h30, constará de uma atuação do Coro da Ordem dos Médicos; o segundo, previsto para as 16h30, proporciona um workshop de doçaria conventual, intitulado “O saber do comer”, desenvolvido pela Associação de Doceiros de Coimbra; “O Canto dos Dias”, espetáculo a cargo do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) é apresentado ao público a partir das 17h00; o certame encerra com uma exibição da Fanfarra do Exército, às 18h15, pouco tempo antes do encerramento do evento ao público que acontece às 19h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com