Política

Chega quer ouvir as pessoas para ter soluções para Rua da Sofia em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 19 minutos atrás em 06-10-2025

Imagem: Facebook

A candidata do Chega à Câmara de Coimbra afirmou hoje que quer rodear-se de pessoas “creditadas e conhecedoras” e ouvi-las para apresentar soluções para os problemas da Rua da Sofia.

“O que é que se pode fazer aqui? Tenho de pensar, tenho de pedir ajuda, tenho de ver o que é que se pode fazer, como é que se pode fazer com as pessoas especialistas nisto”, disse à agência Lusa Maria Lencastre Portugal.

À margem de uma ação na Rua da Sofia, a candidata do Chega afirmou que pretende rodear-se “de pessoas devidamente creditadas e conhecedoras” para que, “numa perspetiva de construção”, se possam resolver “os graves problemas da cidade e da Rua da Sofia”, que considerou estar “genuinamente degradada”.

PUBLICIDADE

Naquela rua integrada nos bens classificados de Coimbra como Património Mundial, Maria Lencastre Portugal disse encontrar “muitos prédios devolutos”, que poderiam ter outras finalidades, como “habitação a custo reduzido”.

“Para isso, temos sempre de falar com os proprietários, temos sempre de estar numa perspetiva de abertura, a Câmara tem de estar aberta para resolver os problemas da cidade”, disse.

Questionada sobre as dificuldades que o atual executivo já assumiu em conseguir comprar antigos colégios da Rua da Sofia (a grande maioria são propriedade privada), Maria Lencastre Portugal disse que se o outro lado não quer vender, irá falar com os proprietários, já que “para tudo há uma solução” – sem indicar qual.

Para a candidata do Chega, quer a Rua da Sofia quer a Baixa precisam de ter mais comércio e propôs que o município atraia grandes lojas como a Fnac ou a Zara para aquela zona da cidade.

“Como é que eu trago? Nós só resolvemos as coisas se falarmos, se estivermos dispostos a ouvir”, disse, apontando para o caso de Espanha, onde essas grandes marcas estão presentes nos centros das cidades.

Para isso, Maria Lencastre Portugal defendeu que o município disponibilize edifícios camarários “durante ‘x’ tempo sem renda para que a própria empresa seja atraída”.

A candidata do Chega defendeu também acordos com empresas de estacionamento a operar na Baixa para garantir parqueamento grátis e de fácil acesso na zona.

Sobre a possibilidade de pedonalização parcial da Rua da Sofia, a cabeça de lista à Câmara de Coimbra disse que reduzir o trânsito “é sempre mau resultado”, mas considerou, ao mesmo tempo, que o aumento de espaço para esplanadas (com ausência de licença de ocupação de espaço público) pode trazer “mais movimentação” àquela via.

Além de Maria Lencastre Portugal, são candidatos às eleições de domingo o atual presidente da Câmara pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), José Manuel Silva; a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU (PCP/PEV); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE