O III Congresso Nacional do Chega, em Coimbra, foi hoje encurtado várias horas, depois de ter sido aprovada uma alteração à ordem de trabalhos que cortou a apresentação de 42 das 80 moções setoriais.
A decisão, que causou alguma polémica e vozearia entre os delegados, foi tomada por maioria, numa votação que foi repetida por haver congressistas que se queixavam ou de não perceber bem a proposta ou porque não se ouvia bem no fundo da sala.
PUBLICIDADE
Sem revelar os números exatos da votação, o presidente da mesa do congresso, Luís Graça, considerou que eram mais os delegados a votar a favor da proposta do que os que estiveram contra e às 20:15 foram interrompidos os trabalhos para jantar.
Com esta alteração, já não serão apresentadas 42 moções, passando-se, hoje à noite, à votação de todas as moções durante a sessão noturna, antes de ser aberto período para intervenções políticas dos congressistas.
Também hoje, durante a noite, serão apresentadas as listas à mesa do congresso, comissão nacional e conselho de jurisdição nacional, que serão eleitos no domingo de manhã.
A mesa estimou que, se se apresentassem todas as moções, os trabalhos terminaram na madrugada ou só na manhã de domingo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE