Política

Chega considera que exigência de certificado de vacinação “viola a Constituição”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-08-2021

O Chega considerou hoje “injusta e absolutamente inadequada” a eventual exigência de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas empresas e avisou que esta condição para acesso a restaurantes e alojamentos turísticos “viola a Constituição”.

PUBLICIDADE

Numa nota enviada aos jornalistas, a direção nacional do Chega considera que a eventual “exigência de certificado digital nas empresas” constitui a “imposição de uma inaceitável discriminação no acesso ao posto de trabalho e à normal participação na vida social, cívica e laboral”.

No que toca à obrigatoriedade de apresentação do certificado digital ou teste negativo à covid-19 para acesso a hotéis e alojamentos locais ou a restaurantes ao fim de semana, o Chega defende que esta medida “viola a Constituição da República Portuguesa e revela-se notoriamente desproporcional face aos fins que visa atingir”.

PUBLICIDADE

publicidade

“De resto, em muito poucos países do mundo se vê medidas com estas características que foram adotadas pelo Governo português”, aponta o partido.

Na nota enviada aos jornalistas, o Chega indica que vai “questionar formalmente o Governo, através da Assembleia da República, sobre o que pensa fazer quanto a estas exigências absurdas, ilegais e injustificadas das empresas, sendo certo que é ao Governo que cabe a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos cidadãos”.

PUBLICIDADE

O Diário de Notícias e o Jornal de Notícias escrevem hoje que os patrões reconhecem que não se pode impor a vacinação contra a covid-19 aos funcionários atualmente nas empresas, mas admitem a possibilidade de limitar a admissão de novos postos de trabalho a quem tiver a vacinação completa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE