A médica Daniela Neto é a candidata do Chega à Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, com o objetivo de fazer chegar o saneamento a todas as freguesias e fixar empresas e pessoas.
“Em pleno século XXI, é lamentável que as pessoas não tenham condições básicas de saúde pública”, disse à agência Lusa a internista de medicina intensiva no Hospital de Santo António, no Porto, de 36 anos.
Natural de Coimbra, onde viveu até aos 27 anos, mas sem ligações a Miranda do Corvo, Daniela Neto aposta também na fixação de pessoas e de empresas, através da criação do Parque Empresarial de Lamas, junto à Autoestrada 13, que liga Entroncamento a Coimbra.
PUBLICIDADE
“Nos últimos 10 anos, o concelho perdeu centenas de jovens e temos de perceber porquê. Se foi a falta de incentivos ou de condições laborais”, enfatizou.
Salientando que Miranda do Corvo tem um posicionamento estratégico, servido por uma autoestrada sem portagens, Daniela Neto lamentou que esses fatores não estejam a ser aproveitados para fixar as pessoas que fogem dos preços de habitação em Coimbra.
A candidata acusou os anteriores executivos PS e PSD/CDS de falharem na governação do concelho, que, apesar de estar bastante próximo de Coimbra (cerca de 20 quilómetros), “está muito esquecido, envelhecido e sem muitas infraestruturas”.
A cabeça de lista do Chega colocou também como prioridade a reabilitação de infraestruturas, sobretudo desportivas e infantis, “que não têm qualidade ou não existem, inviabilizando a criação de uma dinâmica de comunidade”.
Nas eleições autárquicas agendadas para 12 de outubro, Daniela Neto vai enfrentar nas urnas o social-democrata José Miguel Ferreira e o socialista José Mário Gama, que concorrem pela primeira vez à liderança do município, a independente Ana Grade pela CDU e Júlia Correia pelo BE.
A Câmara de Miranda do Corvo é presidida desde 2013 pelo socialista Miguel Baptista, que este ano conclui o terceiro e último mandato.
Nas últimas eleições, o PS obteve 45,41% (2.983 votos e quatro eleitos), contra 40,77% da lista de coligação PSD/PPM (2.678 votos e três mandatos no executivo municipal).
De acordo com os dados da Pordata, residiam em 2024 no município de Miranda do Corvo 12.117 pessoas, distribuídas por quatro freguesias.
PUBLICIDADE