Restaurantes

Chef Paulo Queirós orgulhoso com prémio mundial para Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-04-2022

O produto “This is Coimbra – Food Stories”, criado pelo restaurante conimbricense Cordel Maneirista, venceu por unanimidade o concurso mundial “World Food Gifts Challenge 2022″. Ao Notícias de Coimbra o chef Paulo Queirós disse estar “orgulhoso e imensamente feliz”.

PUBLICIDADE

Inspirado na história de muitos portugueses que, com a mala de cartão partiram mundo fora à procura de uma vida melhor,  e com o intuito de homenagear os saberes e sabores da região de Coimbra, o food gift do Cordel conquistou o júri. 

“Ainda estou a saborear, a digerir e a perceber toda a dimensão do que é um prémio mundial na alimentação”, confessou ao NDC Paulo Queirós. 

PUBLICIDADE

publicidade

Dentro da mala, feita de cartão reciclado, estão seis itens: três comestíveis e outros tantos decorativos. Para comer: perdiz fria à moda de Coimbra, numa exaltação da Coimbra Senhorial, e uma lembrança de Coimbra, berço de seis Reis da Primeira Dinastia que tinham a caça como uma atividade de eleição, suspiro, que traduz a notoriedade da doçaria conventual de Coimbra, e exalta o imaginário da boémia académica na arte da sedução e bolachas artesanais de cerveja, numa promoção do turismo industrial, e uma memória dos costumeiros biscoitos duros que alimentavam as embarcações séc. XV e XVI . Para apreciar: toalha de Almalaguês – sabedoria dos nossos antepassados traduzida pelo trabalho minucioso do algodão, transformando-o em obras-primas, saídas dos teares de Almalaguês, um prato de louça Coimbra – a faiança de Coimbra eleva a sua região a partir do séc. XVIII principalmente, no contexto nacional e internacional e os palitos de Penacova, numa homenagem à mestria de trabalho de mãos anciãs e sábias que esculpem a madeira.

” Esta mala é muito emocional, carrega no interior dela a história de Coimbra e retrata o valor das pessoas deste território”, afirmou em entrevista ao NDC o mentor da ideia. 

PUBLICIDADE

O concurso “World Food Gifts Challenge 2022″, realizou-se esta quinta-feira em Menorca, Região Europeia de Gastronomia 2022, e organizado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT). A Região de Coimbra concorreu com 4 produtos ou “food gifts”: Tecelagem de Almalaguês – “Saco do pão” (Mabilde Santos “Tempo d’avó” – Almalaguês); Palitos de Pestana (Fátima Lopes – Penacova); Queijo creme com pera passa (Paula Lameiras “Produtos do Campo” – Oliveira do Hospital) e This is Coimbra – Food Stories (Cordel Maneirista – Coimbra).

Veja o direto NDC com o chef Paulo Queirós:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE