Região

Chamas poupam Maternidade de Árvores na Aigra Nova

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 41 minutos atrás em 18-08-2025

Imagem: Lousitânea / Facebook

Enquanto vários viveiros de árvores fecham no Interior de Portugal, a Aldeia do Xisto Aigra Nova, em Góis, celebra a preservação da sua Maternidade de Árvores, que sobreviveu às chamas que têm assolado a região.

O Núcleo da Maternidade de Árvores funciona como espaço de educação ambiental e viveiro de espécies arbóreas e arbustivas autóctones. Instalado num terreno cedido gratuitamente por um habitante local, o espaço dispõe de milhares de árvores e arbustos destinados principalmente a plantações na zona da Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, mas também a outros projetos locais mediante solicitação.

Segundo a Lousitânea nas redes sociais: “É com enorme alegria que partilhamos: a nossa Maternidade de Árvores da Aigra Nova foi salva, e as nossas meninas estão cheias de vida e a crescer felizes!”

PUBLICIDADE

A maternidade oferece ainda uma oportunidade única para conhecer de perto o processo de reprodução de espécies autóctones, tornando-se um centro de aprendizagem e preservação ambiental numa altura em que espaços semelhantes no interior do país têm sido encerrados.

Com este projeto, a comunidade local reforça o compromisso com a conservação da biodiversidade e a sensibilização ambiental, garantindo que milhares de rebentos continuarão a crescer e a ser replantados, protegendo o ecossistema da Serra da Lousã e arredores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE