Coimbra

Chamas consomem garagem e assustam moradores em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 03-11-2025

Um incêndio deflagrou na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, numa garagem da Rua Frei Tomé de Jesus, na Conchada, em Coimbra.

Bruno Serra, dos Bombeiros Sapadores, deu mais pormenores sobre a ocorrência. “Fomos alertados às 9:55 para um incêndio numa garagem, com indicações de que já teria afetado o primeiro andar. À nossa chegada, encontrámos um incêndio ativo, a evoluir com grande intensidade. De imediato garantimos algumas condições de segurança e conseguimos de forma rápida dominar o incêndio”, explicou.

Questionado sobre a necessidade de retirar os moradores, o responsável referiu: “Ponderou-se efetivamente a evacuação do edifício, mas considerei não evacuar porque não ia expor as pessoas a gases e fumos, que seriam bem mais perigosos. Havia condições para manter todos em segurança.”

PUBLICIDADE

Relativamente à origem do incêndio, Bruno Serra afirmou: “Ainda não sabemos a causa. Tratou-se de uma garagem comum a quatro edifícios, mas foi numa das garagens independentes que a combustão evoluiu. Havia lá um motociclo, mas não podemos confirmar se foi a origem do incêndio. A polícia está no local a averiguar a situação.”

O combate às chamas já está concluído, mas os trabalhos continuam: “Temos o incêndio dominado e estamos a proceder à desenfumagem dos edifícios, utilizando ventilação por pressão negativa e positiva. Pode demorar cerca de uma hora até estarem reunidas todas as condições de segurança para os moradores retomarem a normalidade”, acrescentou.

Bruno Serra deixou ainda algumas recomendações de prevenção: “Existem portas corta-fogo de acesso às garagens e à caixa de escada que não estavam fechadas, o que permitiu a propagação do fumo. É importante que estas portas estejam sempre fechadas”.

Relativamente a animais de estimação, o bombeiro tranquilizou: “Verificámos que os animais estavam em segurança. Alguns moradores trouxeram os seus animais consigo. Não há desalojados nem feridos, uma vez que o incêndio ficou confinado à garagem.”

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE