O CH Group foi contratado pelo Departamento de Recursos e Desenvolvimento dos Estados Federados da Micronésia (FSM) para prestar serviços de consultoria para a revisão da Política Nacional de Turismo e dos Planos de Investimento dos Estados, com o objetivo de definir a Estratégia Nacional de Marketing e Branding para o posicionar o país como destino sustentável e diferenciado no Pacífico.
O contrato, com um orçamento de cerca de 600 mil euros, incide sobre três eixos fundamentais: Alinhamento político e institucional com as principais referências estratégicas regionais, integração intersectorial com áreas como agricultura, recursos marinhos, comércio, energia e investimento, com vista à valorização de sinergias e à criação de novas cadeias de valor e desenvolvimento de produto, branding e posicionamento, com base em princípios de autenticidade cultural, sustentabilidade ambiental, segurança e regeneração económica.
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O trabalho irá estar alinhado com os referenciais da South Pacific Tourism Organisation (SPTO), organização regional criada com o objetivo de promover e desenvolver o turismo sustentável nas ilhas do Pacífico e conta com a colaboração do Sustainable Tourism International (STI), organização não governamental com sede nos EUA, dedicada à promoção e desenvolvimento de práticas turísticas sustentáveis globalmente, trabalhando com governos, empresas, destinos turísticos e comunidades locais em todo o mundo.
“A Micronésia é um caso exemplar de como o turismo pode ser motor de desenvolvimento sustentável em territórios insulares. A abordagem que propusemos procura respeitar a identidade local, gerar valor a longo prazo e posicionar o país de forma competitiva num mercado cada vez mais exigente”, afirma Carlos Adegas, Partner & Head of International Research do CH Group.
Além da vertente estratégica, a consultoria contempla a produção de perfis de investimento regionais, notas conceptuais e propostas de financiamento para projetos estruturantes, promovendo parcerias público-privadas (PPP) e a dinamização de mercados turísticos emergentes, com enfoque na capacitação institucional e no envolvimento comunitário.
“Este é o segundo projeto que o CH Group desenvolve na Micronésia, reforçando a sua atuação na região do Pacífico e consolidando o seu centro de competência especializado em turismo sustentável e desenvolvimento territorial em contextos de pequena escala,” António Henriques, CEO do CH Group.
Com presença em mais de 50 países e com projetos ativos nos 5 continentes, a consultora, com capitais 100% nacionais e uma aposta clara no crescimento internacional, tem vindo a consolidar o seu posicionamento global através da conquista de contratos internacionais para assessorar projetos estruturantes com instituições multilaterais e governos nacionais, em várias áreas de atuação, com destaque para as políticas públicas de turismo, planeamento estratégico e marketing territorial.
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