Vamos

Cereja é uma Festa em Alcongosta. É de ir e comprar

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 05-06-2024

A Festa da Cereja do Fundão realiza-se entre sexta e segunda-feira em Alcongosta, aldeia a que o fruto tem ligações embrionárias no concelho, e onde podem ser encontrados muitos produtos derivados e bancas de venda direta.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, acentuou a possibilidade de aproveitar o evento para comprar a cereja diretamente ao produtor.

“O valor fica totalmente no produtor, nas famílias. É um comércio totalmente justo, é um comércio com a comunidade, sem intermediários”, realçou o autarca, em declarações à agência Lusa.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da Câmara do Fundão, a Festa da Cereja “tem geralmente 20 a 25 mil pessoas que a visitam” e é das festas do concelho que mais pessoas atraem de fora da região.

O autarca destacou o impacto que o evento, feito pela comunidade da aldeia, que abre as portas térreas das suas casas, tem na localidade, mas também no concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Fernandes sublinhou que em toda a hotelaria as taxas de ocupação estão muito próximas dos 100% e anteviu que, até à data, a capacidade nos hotéis esgote.

O presidente daquele município do distrito de Castelo Branco frisou que “já houve edições anteriores” em que foram transacionadas na Festa da Cereja, em Alcongosta, a cinco minutos do Fundão, aproximadamente 50 toneladas do fruto, o equivalente a 25 mil caixas de dois quilos, o que representa para a comunidade “um valor muitíssimo significativo”.

Juntando todas as outras componentes, da restauração, animação, tasquinhas, artesanato e toda a outra oferta, Paulo Fernandes vincou que o impacto económico na localidade é “seguramente superior a 500 mil euros”.

Pelo segundo ano consecutivo, os produtores queixam-se de quebras muito acentuadas na produção, mas o edil garantiu que não vai faltar cereja no certame que se realiza entre os dias 07 e 10.

“É verdade que se fala de perdas de cerca de 70%, dependendo das variedades, mas a informação que tenho é que vamos ter cereja suficiente para animar e dinamizar esse mercado local da Festa da Cereja do Fundão”, assegurou Paulo Fernandes.

O programa de quatro dias contempla concertos, animação de rua, momentos de cozinha ao vivo, teatro, gastronomia, passeios pelos pomares, animação infantil, outras atrações e iniciativas paralelas.

Cláudia Pascoal, no sábado, às 22:00, atua em frente à Igreja da aldeia e no domingo é a vez da banda Funil e Abelhinha, à mesma hora.

Na Casa da Cereja realizam-se, durante a tarde de sábado e domingo, oficinas experimentais de esparto, artesanato outrora comum em Alcongosta.

A componente científica e de inovação estão também presentes e sábado decorre, na Quinta Ciência Viva da Cereja e das Ideias, a “Tertúlia da cereja 4.0 – No caminho da modernização”.

A abertura da Festa da Cereja está marcada para sexta-feira, às 19:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE