Coimbra

Cerca de 60 filmes concorrem ao Festival de Vídeo Escolar de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 12-04-2024

 O Festival de Vídeo Escolar de Coimbra, que pretende promover a produção e mostragem de curtas-metragens realizadas por alunos, vai ter cerca de 60 filmes a concurso, revelou hoje José Vieira, da direção do evento.

PUBLICIDADE

“Para já contamos com a receção de cerca de 60 filmes, embora o prazo termine ao final do dia de hoje e é habitual caírem muitos trabalhos no último dia”, destacou.

O Festival de Vídeo Escolar i5 irá decorrer entre os dias 06 e 17 de maio, em vários espaços da cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o professor da Escola Secundária Avelar Brotero revelou que participarão cerca de 20 turmas nas atividades programadas do festival, com aproximadamente 400 alunos.

“Esta é a segunda edição do festival, que no ano passado teve 60 trabalhos submetidos à seleção do júri. A programação contou com a participação direta de 180 alunos, como produtores de peças audiovisuais, tendo a divulgação do projeto na internet contado com mais de 13 mil visualizações”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo José Vieira, esta edição de 2024 associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tendo como tema as expressões de liberdade.

“Este ano temos um convidado especial para a inauguração do festival, que é o Bruno Caetano, um dos produtores do filme ‘Ice Merchants’, que foi nomeado para os Óscares no ano passado. Vamos ainda ter mostras, conversas, formação e apresentação de projetos de videoinstalação, feitos por alunos”, informou.

O ‘master class’ com Bruno Caetano, diretor e animador da Cola Animation, está agendado para o dia 08 de maio, no Auditório do Conservatório de Coimbra, tendo ainda lugar no mesmo dia uma apresentação de filmes na Casa do Cinema.

A sessão com os filmes selecionados pelo júri do festival decorrerá na Casa do Cinema de Coimbra, no dia 15 de maio, sendo apresentadas igualmente sessões para o 3.º ciclo, na Casa da Esquina, e Secundário, no Círculo de Cultura Portuguesa / Convento de Santa Clara-a-Nova.

A Associação Videolab providenciará ainda a realização de um conjunto de vídeo-instalações produzidas com a participação de alunos na Escola Avelar Brotero, que estarão disponíveis em vários espaços daquele estabelecimento de ensino, nos dias do festival.

O i5 – Festival de Vídeo Escolar é uma iniciativa da Associação Videolab, em parceria com as escolas Secundária Avelar Brotero, José Falcão, Quinta das Flores e EB 2,3 Eugénio de Castro (todas em Coimbra), com o apoio da Casa do Cinema/Fila K, Casa da Esquina, Centro Cultural Penedo da Saudade, Bienal Anozero’24 e Círculo de Cultura Portuguesa.

Pretende promover a produção e mostragem de curtas-metragens realizadas por alunos, promovendo a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar e a sensibilização das escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa.

Visa ainda a divulgação de experiências que promovam a familiarização com as artes do vídeo, da animação e da vídeo instalação, bem como favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais das artes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE