Vamos

Cerâmica ao vivo no centro de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 13-05-2025

O Município de Coimbra adere, pelo segundo ano consecutivo, à celebração do “Bom dia Cerâmica”, um evento de âmbito europeu que, desde 2016, promove esta vertente do artesanato e comemora o Dia Europeu da Cerâmica.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa, intitulada “Festa da Cerâmica”, acontece no sábado, dia 17 de maio, das 9:00 às 18:00, no centro histórico, com a presença de um conjunto de artesãos na Rua Ferreira Borges, que vão demonstrar o ‘saber fazer’ desta expressão artística. A iniciativa desafia a comunidade a experimentar, ao longo do dia, a roda de oleiro ou a pintura da louça de Coimbra e propõe workshops de pintura de azulejo e olaria, bem como uma visita à Antiga Cerâmica de Coimbra.

PUBLICIDADE

Coimbra volta a acolher, a 17 de maio, o “Bom dia Cerâmica”, iniciativa europeia que a Associação Italiana de Cidades de Cerâmica (AiCC) dedica à celebração do Dia Europeu da Cerâmica e que, atualmente, é comemorado por cerca de 200 cidades de países europeus envolvidas na promoção e na valorização da arte e do artesanato cerâmico. Em Portugal, a iniciativa foi acolhida pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC), que o Município de Coimbra integra desde 2022. A autarquia junta-se, assim, pelo segundo ano, a esta celebração, através da realização da “Festa da Cerâmica”, com oferta de diversas atividades dirigidas a todos os públicos.

O objetivo da “Festa da Cerâmica” é, também, permitir que os artesãos demonstrem o ‘saber fazer’ com a realização de trabalhos ao vivo e desafiar miúdos e graúdos a conhecerem um pouco mais desta arte, possibilitando que, das 9h00 às 18h00, experimentem rodas de oleiro ou técnicas de pintura da louça de Coimbra. Com as rodas de oleiro, estarão presentes as ceramistas Maria Amorim, Juliana Marcondes (da CERAMICAR-TE) e Cláudia Cid (da U-LA HARDA). Já o artesão Raúl Abrantes vai trazer para a rua o seu atelier, proporcionando aos interessados a pintura de louça de Coimbra, e dando a conhecer as diversas técnicas utilizadas na produção artesanal desta expressão artística que caracteriza a identidade cultural de Coimbra. Juntam-se à iniciativa, ainda, a artesã Cândida Pacheco e a Cavalo Azul – Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência.

A programação do evento integra dois workshops dinamizados pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. Às 11h00, realiza-se um workshop de pintura de azulejo, ministrado por Rosário Pereira, e às 15h00, um workshop de olaria, dinamizado por João Ferreira, em frente ao Edifício Chiado. A participação nos workshops é gratuita e não está sujeita a marcação prévia.

O evento estende-se, também, a outros espaços do centro histórico, que divulgam produtos que valorizam a cerâmica, seja de cariz tradicional ou contemporâneo, designadamente, a Louça de Coimbra. A programação convergente integra, assim, os estabelecimentos comerciais “Carlos Tomás – Cerâmica Artesanal” (no Largo da Sé Velha), “Atelier 13” (na Rua do Corvo) e a Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra (no Terreiro da Erva).

Das 10:00 às 11:00, Carlos Tomás dinamiza o atelier de pintura tradicional do Prato Ratinho. A participação nesta atividade, que não implica inscrição prévia, permitirá aos interessados explorar um tipo de faiança popular, típica de Coimbra, também apelidada de “troca-trapos”, que inclui pratos, alguidares e tigelas, decoradas com peixes, aves, elementos vegetais, lavradores, músicos, pescadores e pastores, entre outros.

No âmbito da programação convergente da “Festa da Cerâmica”, o “Atelier 13”, espaço de criação artística na Rua do Corvo, acolhe, das 9:00 às 18:00, sob marcação prévia (através de e-mail ou via telefone 925149622) um conjunto de ações e workshop: Fazer Azulejos; Pátina (Cera); Escultura com Barra Roscada e Modelagem; Placa Linóleo e Barro; Pintar Azulejos; Pintar Objetos; Sardinhas; Roda de Oleiro; Joalharia; Atelier Aberto e Curso de Iniciação.

Já a Antiga Cerâmica de Coimbra, no Terreiro da Erva, abrirá as suas portas para acolhimento de uma visita acompanhada ao espaço, das 11:00 às 12:30. A iniciativa é limitada à participação de 12 pessoas, e necessita de inscrição prévia, através do e-mail.

O objetivo da “Festa da Cerâmica” é levar os visitantes a entenderem o processo criativo na execução de uma peça em cerâmica, dando-lhes a oportunidade para aprenderem a pensar e a conceber um objeto, através da experimentação da modelação de barro ou da pasta de porcelana, do contacto com as matérias-primas e com as técnicas e ferramentas utilizadas dando, assim, asas à sua imaginação. Trata-se da oferta de um conjunto de atividades que não exigem grande complexidade técnica, relativamente rápidas de executar, mas que possibilitam transmitir as competências técnicas e estéticas necessárias para o desenvolvimento de produtos cerâmicos artesanais, ou em contexto de ação de rua ou em espaços vocacionados para a criação e valorização desta modalidade artística.

Recorde-se que Coimbra recebeu, no passado dia 17 de abril, a sessão comemorativa do 7.º aniversário da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica. A iniciativa foi marcada pela inauguração da exposição itinerante “Portugal Cerâmico”, que está patente até 25 de maio na montra do edifício municipal localizado no n.º 12 da Rua Ferreira Borges.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE