Centros Saúde Coimbra abertos dia 31 dezembro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-12-2017

Todos os centros de Eiras, Fernão de Magalhães, S. Martinho do Bispo, Sta. Clara, Celas e Norton de Matos, em Coimbra, vão estar a funcionar no próximo domingo, dia 31 de dezembro, das 09:00 às 15:00.

PUBLICIDADE

gripe

No sábado, dia 30, a Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas assegurará o atendimento a todos os utentes entre as 09h00 e as 13h00.

PUBLICIDADE

A 01 de janeiro, dia feriado, os centros de saúde estarão encerrados, exceto se houver necessidade de ativar o Plano de Contingência da Gripe.

Na região Centro, a generalidade dos centros de saúde vão estar a funcionar de acordo com horários que já são praticados aos fins-de semana e dias feriado, podendo ser consultados em http://www.arscentro.min-saude.pt ou o utente informar-se através da Linha SNS 24 – 808 24 24 24.

PUBLICIDADE

publicidade

A reorganização do funcionamento dos centros de saúde nesta época festiva, tal como acontecera já no Natal, enquadra-se no âmbito das medidas preconizadas no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2017/2018 (PCTEA), que, na região Centro, é coordenado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC, e está em consonância com os procedimentos adotados internamente pelas administrações dos hospitais no controle da situação resultante de um eventual aumento da procura dos serviços de urgência nesta altura.

Rosa Reis Marques, presidente da ARSC, sublinha nesta altura, em que o pico da gripe é esperado na segunda semana de janeiro, a importância da prevenção. “São pequenos gestos diários que podem fazer toda a diferença entre continuar de saúde e adoecer. A etiqueta respiratória é de seguir, sobretudo quando frequentamos espaços públicos com muita gente. Espirrar para o cotovelo, assoar-se ao lenço de papel e deitar fora, e lavar as mãos. Lavar as mãos é muito, muito importante”, sublinha. O reforço de agasalhos e a necessidade de hidratação, sobretudo nos idosos e crianças, são cuidados que a presidente da ARSC lembra à população, bem como a necessidade de se vacinar. “Temos um bom índice de vacinação na região Centro, mas queremos vacinar mais pessoas, sobretudo os grupos mais vulneráveis e mais profissionais de saúde”.

“Os centros de saúde da região Centro deram uma boa resposta no atendimento aos utentes na época do natal e estão preparados para continuar a assegurar a mesma qualidade assistencial pelo Ano Novo”, diz Rosa Reis Marques que, de novo, aconselha a população a dirigir-se ao seu centro de saúde, às unidades de saúde familiares, às unidades de cuidados de saúde personalizados, onde vão estar equipas de saúde com médico, enfermeiro, administrativo, preparados para responder a situações não urgentes. “É de evitar, sempre que possível idas desnecessárias ao hospital por situações que podem ser resolvidas com maior comodidade e rapidez para os utentes nos cuidados de saúde primários”.

Nesta altura, a ARSC lembra, e recomenda à população que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, aceda à Linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE