Coimbra

Centro tem velhotes mais activos e saudáveis

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 14-07-2016

A Região Centro renovou e consolidou o estatuto adquirido em 2013 de ‘Região Europeia de Referência’ pela Comissão Europeia num dos seus desafios societais: o envelhecimento ativo e saudável.

PUBLICIDADE

idosos

De acordo com os resultados divulgados pela Parceria Europeia para a Inovação na área do envelhecimento ativo e saudável, a Região Centro é uma das 74 cidades/regiões selecionadas que demonstraram modelos de inovação que envolvem a quádrupla hélice: academia, empresas, autoridades governamentais e sociedade civil, passando do estatuto anterior de 2* para 3* (num máximo de 4*).

PUBLICIDADE

O consórcio ageing@Coimbra é uma parceira institucional que teve como membros fundadores a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) aderiu a este consórcio, bem como um número alargado de instituições (agora mais de 80), não só de Coimbra, mas de toda a Região, e liderou o processo de reavaliação.

PUBLICIDADE

publicidade

O ageing@coimbra visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável.

O seu principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas.

Segundo Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC, “esta distinção vem confirmar a elevada dinâmica que se tem sentido na Região Centro de transformar a realidade dramática de uma sociedade envelhecida (e a envelhecer) numa verdadeira oportunidade para a criação de soluções inovadoras que aumentam a eficiência e sustentabilidade da prestação de cuidados sociais e de saúde e, simultaneamente, estimulam a atividade económica visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

Também o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, se congratula com este resultado na medida em que “o trabalho na área do Envelhecimento Ativo e Sustentável responde a uma necessidade social evidente e tem o potencial para levar à confluência de muitos saberes e atores existentes na região. Daí resultará seguramente desenvolvimento económico e um reforço da própria capacidade de produção de conhecimento. Esta renovação, pela Comissão Europeia, do estatuto de referência da região centro, com uma subida de duas para três estrelas, é um forte incentivo adicional para continuarmos neste caminho.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE