Região

Centro Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital pronto em dezembro

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 21-11-2023

A construção do Centro Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital, que representa um investimento que ultrapassa os 900 mil euros, deverá ficar concluída no final deste ano, revelou hoje a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

“Contamos que a obra esteja concluída em dezembro e temos a expectativa de, no início de 2024, dotar os serviços municipais de proteção civil com esta nova estrutura, concebida por adaptação de um edifício existente”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O Centro Municipal de Proteção Civil nasce “da adaptação, reaproveitamento e refuncionalização dos antigos edifícios do estaleiro municipal”, contando com um investimento que ascende a 903 mil euros, sendo 566 mil euros comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

PUBLICIDADE

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, explicou que a nova estrutura permitirá acolher e concentrar, no mesmo espaço, todos os Serviços Municipais de Proteção Civil, com recursos humanos, informáticos, comunicação, bem como todo o dispositivo de monitorização da proteção civil.

“Este centro surge da necessidade de reorganizar serviços, de dotar os serviços de melhores condições de operacionalidade, eficácia e rapidez. Vem criar condições de resposta rápida e eficiente aos serviços municipais de proteção civil”, destacou.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o autarca, este é um investimento “de capital importância”, numa altura em que se vive “numa sociedade do risco”.

“No verão há o risco de incêndio, no inverno há o risco das intempéries e os serviços de proteção civil municipal ao longo do ano são desafiados. Vivemos ainda uma era dos fenómenos meteorológicos extremos e precisamos de prontidão”, concretizou.

No seu entender, Oliveira do Hospital e a região de Coimbra “ficarão muito mais bem preparados para dar resposta a situações de catástrofe e a situações que exigem intervenção rápida e eficaz”.

Segundo José Francisco Rolo, para além da nova estrutura permitir “coordenar meios e articular as várias dimensões da proteção civil”, serve também para “regenerar toda aquela área periférica da cidade de Oliveira do Hospital”.

É precisamente nesta zona da periferia da cidade que será inaugurado, na última semana de novembro, o Centro de Recolha Oficial Animal com capacidade para acolher meia centena de animais e cujo investimento rondou os 130 mil euros.

Também a Zona Industrial de Oliveira do Hospital está a ser transformada em área empresarial de nova geração, num investimento de 7,5 milhões de euros.

Este investimento surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que contempla a criação de um parque fotovoltaico para autoprodução e armazenamento de energia renovável, ilhas de qualidade energética A+, soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio, cobertura de Banda Larga Rápida 5G.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE