Coimbra

Centro Municipal de Integração Social passa a designar-se Centro de Reforço Solidário de Coimbra e a funcionar na rua Figueira da Foz  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-07-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta de cessação do protocolo com o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo – Delegação de Coimbra, que permitiu a criação do Centro Municipal de Integração Social, no Pátio da Inquisição, na Baixa da cidade. Por sua vez, é proposta a aprovação de um novo protocolo entre o município e as entidades que realizam a distribuição alimentar no agora designado Centro de Reforço Solidário de Coimbra, que passa a funcionar no nº 128 da rua Figueira da Foz, mantendo a distribuição alimentar a pessoas em situação de sem-abrigo e em situação de pobreza e exclusão social, nos mesmos dias e com as mesmas instituições a colaborar. Nos últimos três anos e meio, esta resposta social permitiu servir mais de 53.600 refeições.

PUBLICIDADE

O Centro Municipal de Integração Social, criado em 2017, através de um protocolo estabelecido entre a CM Coimbra e o CASA permitiu servir 14.994 refeições em 2019, 18.146 em 2020, 15.327 em 2021 e 5194 até abril de 2022, num total de 53.661 refeições a pessoas em situação de sem-abrigo e em situação de pobreza e exclusão social.

Agora, a autarquia pretende passar a designar esta resposta social como Centro de Reforço Solidário de Coimbra, que passa a funcionar numas instalações no nº 128 da rua Figueira da Foz. A proposta dos serviços técnicos municipais refere que esta alteração do local permite uma poupança “de 1200 euros ao erário público” relativamente ao valor do arrendamento que era pago para as instalações do Pátio da Inquisição, assegurando que se mantém “o serviço de distribuição de refeições em idênticos moldes”. “O CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo – Delegação de Coimbra e o CLDS 4G – Movimentações, devido a esta necessidade de mudança de instalações, arrendaram as suas próprias, ficando em frente ao novo espaço de distribuição alimentar, o que permitirá manter a dinâmica anteriormente estabelecida”, é ainda referido, numa alusão às restantes respostas que funcionavam nas instalações no Pátio da Inquisição.

PUBLICIDADE

Do ponto de vista formal, a autarquia propõe a “cessação do protocolo com o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo – Delegação de Coimbra, para implementação do Centro Municipal de Integração Social – assinado a 04 de julho de 2017” e a “aprovação de um novo protocolo, entre o Município de Coimbra e as entidades que realizam a distribuição alimentar: o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo – Delegação de Coimbra; Associação Integrar; Associação Nacional de Apoio a Jovens (ANAJOVEM); Associação Todos Pelos Outros; Associação O Ninho da Mariazinha; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra; Cultural – Associação de Apoio Social e Desenvolvimento das Casas Novas, com a designação de Centro de Reforço Solidário de Coimbra, mantendo a distribuição alimentar feita até aqui, nos mesmos dias e com as mesmas instituições responsáveis, a pessoas em situação de sem-abrigo e em situação de pobreza e exclusão social”, evidencia a informação dos serviços municipais.

“Todo este trabalho assenta na premissa de continuar a dar uma maior dignidade à distribuição alimentar”, “valorizando o trabalho em rede, evitando a duplicação de respostas e indo ao encontro das necessidades destas pessoas”, é ainda referido.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo protocolo estabelece que o novo espaço é gerido pela CM Coimbra, a quem compete o pagamento da renda e das despesas de manutenção, assim como a limpeza do espaço. Às restantes entidades parceiras compete “assegurar a distribuição alimentar, e outros serviços de apoio social, de acordo com o estipulado no Regulamento Interno de Funcionamento do CRESC, a aprovar pelas entidades parceiras”, “de segunda-feira a domingo, incluindo feriados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE