Coimbra

Centro de Mortágua vai ter mais encanto

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-06-2016

Teve início a obra de requalificação urbana do Largo 5 de Outubro. A intervenção consiste na requalificação do largo confinante com a Rua Dr. João Lopes de Morais, com o objetivo de criar novos espaços de estar e lazer para esta zona central da Vila, aumentando a sua atratividade e dinâmica social.

PUBLICIDADE

97012fb1-7708-4783-92c9-acf772117a5b

A proposta cria uma área verde, proporcionando uma nova imagem do local enquadrando um espaço de praça que é delimitado visual e fisicamente por árvores e canteiros de flores e relva.

PUBLICIDADE

publicidade

A praça assim definida é encimada por uma construção destinada a cafetaria e bar, com esplanada, conferindo uma nova dinâmica a toda esta zona.

No centro desta praça será reimplantado o antigo fontanário, outrora existente no local, recuperando algumas peças ainda existentes e recriando a arquitetura original. Durante muito tempo, o fontanário foi um dos símbolos emblemáticos da Vila. Este fontanário irá manter o abastecimento de água a partir da origem/nascente atual.

PUBLICIDADE

Prevê-se que a intervenção esteja concluída até ao final do mês de Julho.

A intervenção compreende a remoção dos muretes e a remodelação do pavimento, por forma a criar uma identidade com a praça fronteira ao edifício da Câmara Municipal, recorrendo aos mesmos materiais.

Mantem-se o atual espaço de estacionamento, apenas com alteração da zona de acesso que se pretende sobrelevado ao nível do passeio. Está também prevista a remodelação das casas de banho públicas, que ficarão adaptadas a pessoas portadoras de deficiência.

No âmbito da requalificação de toda esta zona central da Vila, já se procedeu à criação de uma via de acesso para pessoas com mobilidade condicionada, ligando a área confinante à Avenida Assis e Santos ao elevador instalado no edifício dos Paços do Concelho, bem como à deslocalização do monumento aos ex-Combatentes do Ultramar para o topo norte da Praça do Município.

Segundo o Presidente Câmara Municipal, José Júlio Norte, com esta intervenção pretende-se valorizar o espaço público e dar uma dinâmica diferente, mais atrativa, a esta zona central da Vila.Temos a expetativa de que as pessoas vão gostar da “nova praça” e que a transformação trará mais gente e mais vida a esta zona emblemática da Vila, enquadrando-se de forma harmoniosa com a envolvência do sítio”, confia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE