Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra fez o transplante hepático n.º 1.500

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-07-2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje que fez o transplante hepático n.º 1.500, tendo sido beneficiado um homem de 64 anos que se encontra internado em período de pós-operatório.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa, o CHUC adianta que dos 1.500 transplantes, “1.220 foram realizados em recetores adultos e 280 em recetores pediátricos”. Destes recetores pediátricos, “32 foram realizados com recurso a um dador vivo”.

O CHUC é, no país, o único centro de transplantação hepática em idade pediátrica.

Segundo a mesma nota, os transplantes hepáticos iniciaram-se neste hospital há 29 anos, em outubro de 1992, “com o primeiro transplante hepático a ser realizado com êxito” pelo professor Alexandre Linhares Furtado.

“Desde então, foram introduzidas com sucesso técnicas diferenciadas na área da transplantação hepática, como transplante sequencial, transplante com dador vivo, transplante com fígado reduzido e dividido, transplante hepático auxiliar, resseção hepática ‘ex-vivo’ com autotransplante, entre outras”, explica o Centro Hospitalar.

O CHUC salienta que “a atividade da transplantação resulta do trabalho de uma vasta equipa multidisciplinar, congregando diferentes especialidades médicas, cirúrgicas e laboratoriais, apoiada por um amplo leque de serviços clínicos e não clínicos e também por entidades externas” a este Centro Hospitalar.

PUBLICIDADE

“Esta atividade requer um investimento permanente na aquisição, aplicação e desenvolvimento de técnicas e terapêuticas, com vista a melhorar os resultados e a reduzir a taxa de complicações, indo ao encontro ao melhor estado da arte e padrões de qualidade internacionais”, refere a nota.

O CHUC, Centro de Referência em Transplante Hepático desde 2015, com acreditação pelo Departamento de Qualidade da Direção-Geral da Saúde desde 2020, destaca, ainda, “a importância que representa, nesta atividade, a renovação e a formação das equipas, enquanto agentes decisivos para garantir o futuro da transplantação com elevados padrões de qualidade”.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação assinala-se na próxima terça-feira, dia 20.

Em 20 de julho de 1969, o professor Linhares Furtado realizou, em Coimbra, o primeiro transplante de rim com dador vivo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com