Saúde

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra atribui pela primeira vez prémios e bolsas de investigação científica (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-09-2022

As comemorações do Dia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), decorreram, esta sexta-feira, com a homenagem a 121 profissionais de saúde que se aposentaram no último ano e a atribuição de dois prémios e duas bolsas de investigação científica, que foram instituídos pela primeira vez.

PUBLICIDADE

“É uma inovação”, realçou o presidente do conselho de administração do CHUC, sublinhando que o objetivo é “marcar de forma clara o compromisso que o Centro Hospitalar e Universitário tem com a investigação”.

Carlos Santos adianta que “um hospital universitário não pode perder de vista que tem na sua génese, no seu ADN, um compromisso forte com a investigação clínica e translacional”, reforçando que o financiamento dos prémios e das bolsas  será suportado por verbas da própria investigação clínica, “o que no fundo é um círculo virtuoso de utilização dos resultados de investigação para financiar novos projetos e novas soluções que trarão melhorias para o doente”.

PUBLICIDADE

Nuno Madeira, com o artigo: “A Fundamental Distinction in Early Neural Processing of Implicit Social Interpretation in Schizophrenia and Bipolar Disorder”, foi o vencedor do prémio para melhor artigo científico de investigação translacional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com um valor de 1000 euros.

Já o melhor artigo científico de investigação na área clínica pertence a José António Pereira da Silva, com o tema: High patient global assessment scores in patients with rheumatoid arthritis otherwise in remission do not reflect subclinical inflammation”, tendo também arrecadado mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

As Bolsas de Investigação Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no valor de 10 000 euros cada, premiaram o projeto de investigação translacional: “Heat-induced epithelial permeability – A nanoscale-based solution for the treatment of fungal keratitis”, da investigadora Andreia Rosa.

O melhor projeto de investigação na área clínica pertence à investigadora Sara Freitas, com o título: “Imaging Biomarkers in Progressive Fibrotic Interstitial Lung Diseases”.

Realizou-se também a inauguração de uma escultura em homenagem aos profissionais do CHUC, oferta da Associação Longevitatis e a inauguração da exposição fotográfica “Liberdade no Olhar”.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE