Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Centro de Psiquiatria dos Hospitais de Coimbra inaugura sábado Clube de Leitura

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-04-2022

 O Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRIP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura este sábado o Clube de Leitura, no Hospital Sobral Cid, numa perspetiva de humanização dos cuidados de psiquiatria.

PUBLICIDADE

“Potenciar a leitura entre os nossos doentes torna-se um fator extremamente importante e de reconhecimento das capacidades que eles têm e combater o estigma da psiquiatria e do nível de dependência e incapacidade que a população aponta para estes doentes”, disse hoje à agência Lusa o diretor do CRIP, Horácio Firmino.

Segundo o especialista, o grande objetivo passa por “fomentar todo o potencial humano dos doentes que nós seguimos e acompanhamos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além de sessões de leitura apoiada, o Clube de Leitura do CRIP dos hospitais de Coimbra pretende promover também a discussão em torno dos livros e algumas iniciativas com a participação de vários cidadãos no sentido de fomentar o gosto pela leitura”.

O acervo inicial é constituído por doações do CHUC e de algumas livrarias da cidade, mas o cidadão comum pode oferecer livros que é também uma maneira da sociedade “contribuir para o desenvolvimento das pessoas”.

PUBLICIDADE

“Ainda não temos uma centena de livros, mas estamos abertos a que as pessoas nos possam também efetuar doações para esta biblioteca”, disse Horácio Firmino.

O diretor do CRIP salientou que, ao longo dos anos, têm sido desenvolvidas outro tipo de atividades para além das clássicas que se associam ao tratamento da doença mental.

De acordo com o especialista em saúde mental, o CRIP tem efetuado reabilitação psicossocial, remediação cognitiva e está também a introduzir o exercício físico e os aspetos culturais, de forma a “abrir o leque de intervenção”.

O Clube de Leitura é inaugurado sábado, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, numa cerimónia no Hospital Sobral Cid, com início às 14:30, e participação do conselho de administração do CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com