Coimbra

Centro de Portugal é destino nacional convidado na Feira Internacional de Artesanato

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-06-2018

 O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai participar com o estatuto de “Destino Nacional Convidado” na Feira Internacional de Artesanato (FIA), em Lisboa, que começa no dia 23.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

As novidades da presença dos artesãos e empresários do Centro na edição deste ano da FIA foram apresentadas hoje, no Cearte em Coimbra, numa conferência de imprensa em que o presidente da entidade regional, Pedro Machado, salientou a importância de “valorizar muito a autenticidade e a ligação ao território”.

A participação na Feira Internacional de Artesanato como “Destino Nacional Convidado” concede “maior visibilidade” ao TCP no espaço da FIA, entre 23 de junho e 01 de julho, permitindo “mostrar mais iniciativas e atividades de promoção da região”.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a Entidade Regional de Turismo do Centro tem trabalhado para “tornar o território uno do ponto de vista da sua projeção nacional e internacional”, disse Pedro Machado, numa conferência de imprensa, no auditório do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE).

“Hoje, o Centro de Portugal surge como alternativa a uma aposta que o país fazia, no produto sol e praia”, a que estava associado “o problema da sazonalidade”, uma situação que “felizmente foi alterada”, sublinhou.

“A Feira Internacional de Artesanato é um palco privilegiado para o Centro de Portugal mostrar a diversidade do seu artesanato e da sua gastronomia. É uma região conhecida pela qualidade dos produtos que oferece a quem a visita, uma realidade que poderá ser comprovada pelos visitantes e participantes desta feira”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“É uma honra muito grande para o CEARTE associar-se a esta parceria. As coisas cada vez mais devem ser feitas deste modo, congregando os atores locais. O Turismo do Centro teve a preocupação de participar na FIA com os atores que na região mais estão a trabalhar nesta área”, elogiou Luís Rocha, diretor do CEARTE. O mesmo responsável adiantou que, no espaço da FIA, o CEARTE e o Turismo do Centro vão organizar um seminário conjunto no dia 28 de junho, intitulado “Turismo e Artesanato – Desafios e Oportunidades”, que pretende dar a conhecer as oportunidades e os desafios que se colocam aos dois setores, cuja complementaridade é reconhecida, apresentando projetos no terreno e oportunidades de futuro.

João Amaral, presidente da AASE, destacou a importância do artesanato para as economias locais: “Em determinadas freguesias do interior, e mesmo no litoral, as maiores empresas, os únicos empregadores, são empresas artesanais, sobretudo em estruturas familiares. Graças a estas parcerias e ao apoio do Turismo Centro de Portugal, o risco de estas empresas deixarem de existir começa a ficar fora dos nossos horizontes”. O dirigente da Associação de Artesãos, adiantou também que, na FIA, a AASE vai organizar, no dia 25, o “Colóquio da Diáspora”, que tem como principal objetivo promover a internacionalização dos produtos regionais da região Centro de Portugal.

“A presença do Turismo do Centro neste evento é um motivo de grande orgulho para a região. O Centro de Portugal precisa de captar pessoas, de captar jovens, e o turismo, pela sua importância económica e por tudo o que envolve, é um setor crucial”, disse Alberto Costa, Delegado Regional do Centro do IEFP.

Na FIA, o Turismo do Centro está presente com stands em dois pavilhões, ocupando uma área total de 252 m2, segundo um documento distribuído aos jornalistas.

No pavilhão 2, dedicado ao artesanato nacional, dispõe de um stand institucional e de artesanato da região, com 144 m2 “para promoção do território, artesanato ao vivo e outras manifestações de animação da região, em conjugação com as comunidades intermunicipais da região”.

No pavilhão 4, dedicado à gastronomia, o TCP mostra “as delícias da região”, num espaço de 108 m2.

No total, estão representados na feira 22 artesãos do Centro, numa parceria entre o TCP, a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro de Portugal (AASE) e o CEARTE.

A presença como “Destino Nacional Convidado” na “maior feira de multiculturalidade” da Península Ibérica – e “segunda na Europa” – constitui um “sinal de reconhecimento da vitalidade” dos artesãos e empresários da região.

Na conferência de imprensa, além de Pedro Machado, intervieram o diretor do CEARTE, Luís Rocha, o presidente da AASE, João Amaral, e o delegado regional do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Alberto Costa, parceiros do TCP na Feira Internacional de Artesanato.

 Tudo o que foi dito está no vídeo do Directo NDC:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE