Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC premiado pela Gulbenkian

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-02-2015

O investigador Tiago Monteiro, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), foi premiado pelo Programa de Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), para estudar o papel do nitrito, ascorbato e óxido nítrico em patologias cerebrais resultantes da privação de oxigénio.

PUBLICIDADE

A distinção, na área científica da Química e Cérebro no âmbito do Ano Europeu do Cérebro, será entregue numa cerimónia oficial da FCG, no próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 15 horas, no Auditório 3. O prémio, no total de 12.500 euros, é repartido em duas partes: 2.500 para o investigador e 10.000 para a Instituição de acolhimento suportar os encargos com a execução da investigação.

Rui Barbosa, investigador do CNC responsável pelo acolhimento institucional do projeto, detalha os objetivos da pesquisa: «o estudo das reações do nitrito no cérebro envolverá a sua medição, em tempo real, no espaço extracelular, com um sensor de dimensões micro (microbiosensor), em simultâneo com a medição do fluxo sanguíneo cerebral com sonda laser. Posteriormente serão realizadas experiências in vivo com os microbiosensores implantados no cérebro de rato, os quais permitirão modular a sua atividade neuronal».

PUBLICIDADE

publicidade

O investigador salienta ainda que «os resultados deste estudo in vivo no cérebro podem contribuir para esclarecer o papel do nitrito, ascorbato e óxido nítrico na função vascular do cérebro, promovendo o fluxo sanguíneo em estados de privação de oxigénio e abrindo a possibilidade de novas abordagens terapêuticas para determinadas patologias cerebrais».

O Programa de Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.

PUBLICIDADE

A distinção destina-se a jovens envolvidos em trabalhos de investigação em instituições de investigação portuguesas, cuja idade seja inferior a 26 anos, sendo que a bolsa divide-se em duas partes, uma para o investigador e a outra para a instituição de acolhimento.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com