Universidade

Centro de Literatura Portuguesa da FLUC lança o n.º 3 da Revista de Estudos Literários

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-01-2014

O Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai lançar o n.º 3 da Revista de Estudos Literários, coordenado por Ana Maria Machado e Cristina Mello, no próximo dia 22 de janeiro, pelas 15:00 horas. A sessão, a decorrer na sala do CLP (7.º piso da FLUC),  inclui uma mesa redonda sobre o Ensino da Literatura, com a participação de Telmo Verdelho, Rosa Sequeira e Rui Mateus, moderada por José Augusto Bernardes, diretor do volume.

PUBLICIDADE

São muitos os aspetos tratados ao longo das quase 500 páginas que integram a obra, destacando-se a relação entre o ensino da língua e o ensino da literatura, até ao papel da literatura no ensino do jornalismo, passando pela análise dos programas escolares em vigor, a relação entre o ensino da literatura e as outras artes, a reflexão de alguns escritores – Sebastião da Gama, Vergílio Ferreira e Luísa Dacosta –  sobre o ensino da literatura, a adaptação dos grandes clássicos em ambiente escolar ou o ensino da literatura na aula de língua estrangeira.

Engloba  ainda entrevistas a figuras marcantes que se vêm ocupando da dimensão institucional da Literatura e das Humanidades, em geral, tanto no panorama nacional como internacional. A partir das opiniões que a esse propósito são apresentadas por Carlos Reis, Regina Zilberman, Remo Ceserani ou Vincent Jouve, o leitor pode aperceber-se de que, por detrás de um sentimento comum de crise, existem matizes e horizontes bem diferentes em países como Portugal, Brasil, França ou Itália.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE