Coimbra

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra promoveu encontro internacional sobre o impacto dos movimentos anti-género

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-07-2019

O encontro internacional Anti-gender turn in politics and public globally:  new forms of organizing against the crackdown on women’s rights in the worlddecorreu no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, entre 8 e 19 de julho.

PUBLICIDADE

Realizado em parceria com a Promundo Portugal e o Ivanovo Center for Social Studies (Federação Russa), o encontro juntou no CES cerca de 30 académicos/as, estudantes e ativistas da Federação Russa, da Ucrânia, da Arménia, do Cazaquistão e do Quirguistão.

Durante duas semanas analisaram o impacto do crescimento dos populismos e das extremas-direitas nos direitos e no bem-estar das mulheres e das pessoas LGBT e os consequentes retrocessos nas lutas pela igualdade de género: disseminação de movimentos anti-feministas, dos quais o combate à «ideologia de género» é uma das principais expressões; fortalecimento de políticas misóginas neoconservadoras em áreas como direitos reprodutivos, autonomia sexual e violência doméstica; contestação à presença de estudos de género no ensino e seu banimento de várias instituições académicas. 

PUBLICIDADE

publicidade

O encontro não se limitou a ser um espaço de análise, sendo também uma oportunidade para ativistas de geografias marcadas por memórias e legados de conflitos e violência trocarem experiências, articularem lutas, criarem e fortalecerem redes e iniciativas comuns.

Destacou-se a convicção de que a resposta feminista passa por iniciativas e programas educativos visando a promoção de masculinidades não violentas (manuais, workshops, flashmobs), pelo investimento na alteração ao quadro legislativo (defesa de licença de paternidade, casamento para pessoas do mesmo sexo, criminalização do assédio sexual), pela atenção a questões socioculturais (publicidade, TV) e pela luta por serviços médicos e sociedades livres de conflitos militares. 

PUBLICIDADE

O encontro integrou a ação de formação “Illicit Financial Flows: What They Are and How They Influence Households’ Economy” (Olga Shnyrova e Alexandra Kolesnikova / Ivanovo Centre for Gender Studies) e os seminários “Feminist strategizing in the conditions of anti-gender turn: regional aspects” (Nina Potarska/ Women’s League for Peace and Freedom, Ucrânia, Almut Rochowanski/ PeacebuildingUK, Janette Akhilgova/ ONG “Razvitie»), “Anti-gender turn globally: new agenda of feminism and gender studies” (Anna Temkina/ Universidade Europeia de São Petersburgo) e “Non Violent Masculinities: how to work with men for gender equality?” (Tatiana Moura, Sofia José Santos, Júlia Garraio/ CES, Linda Cerqueira, Milena do Carmo/ Promundo). O último dia foi dedicado à mesa redonda “Crossnational strategies and campaigns. Feminist reply to anti gender turn” com a apresentação dos projetos dos/as participantes de análise da situação nos seus países de origem e propostas de ativismo.

A comissão organizadora desta iniciativa contou com Tatiana Moura, Júlia Garraio e Olga Shnyrova. O encontro realizou-se no quadro de atividades de quatro projetos em curso no CES.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE