Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra coordena projeto sobre Pacto Ecológico Europeu

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-06-2021

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra vai liderar o consórcio internacional do projeto europeu «PHOENIX | Ouvindo as vozes cidadãs por uma Europa mais Verde», financiado pela Comissão Europeia no âmbito da prioridade para a investigação do Pacto Ecológico Europeu (EGD-European Green Deal) do Programa H2020.

PUBLICIDADE

O consórcio integra 15 entidades sediadas em Portugal, França, Espanha, Itália, Hungria, Estónia, Países Baixos, Bélgica, Islândia e Reino Unido, entre as quais instituições académicas que realizam investigação na área da participação e ambiente, grupos de psicólogos, organizações peritas na implementação de processos participativos, comunicação de ciência, e no desenvolvimento de tecnologia para promover práticas participativas, além de parceiros que representam a sociedade civil.

A transição ecológica proposta no EGD é o maior desafio que a Europa enfrenta neste século, exigindo um esforço coletivo na harmonização de práticas entre os vários Estados membros. PHOENIX encara a participação dos/as cidadãos/ãs como pré-condição para o sucesso na definição de políticas ambientais. Nessa perspetiva, o projeto PHOENIX propõe analisar o legado das últimas décadas de conflitos e experimentações, para reconstruir princípios e mecanismos de participação aplicada a temas ambientais complexos, à luz dos objetivos do EGD, passando por incluir no projeto um amplo espaço de trabalho com as novas gerações e por encontrar formas eficazes de recuperar relações com os diferentes movimentos «negacionistas».

O PHOENIX procurará produzir novos conhecimentos sobre as abordagens metodológicas participativas para o EGD divulgados além do espaço académico, estando prevista a produção de recomendações políticas, de podcasts ou ainda de documentários dirigidos ao público em geral.

O projeto, com início previsto para o último trimestre deste ano, e que decorrerá ao longo dos próximos quatro anos, recebeu um financiamento total de 5 milhões de euros, com cerca de 1,3 milhões a ser destinados a Portugal onde três instituições adicionais integram o consórcio coordenado pelo CES: a empresa ONESOURCE, a Associação Oficina de Planeamento e Participação e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Em território nacional está previsto que a Câmara de Odemira, bem como os processos de Orçamento Participativo Nacional e Jovem do Governo de Portugal sirvam como experiências-piloto para a implementação de metodologias a ser apuradas pelo consórcio PHOENIX.

A equipa de investigação do CES é coordenada por Giovanni Allegretti (Investigador Principal) e integra Irina Velicu, Sheila Holz, Ana Teixeira Melo, Mónica Lopes e Giacomo d’Alisa, apoiados por um Conselho Científico Internacional.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com