Universidade
Centro de Estudos de Bioética organiza Colóquio intitulado “UM OLHAR ÉTICO SOBRE A DOR”
O Centro de Estudos de Bioética (CEB) realiza, no próximo dia 1 de julho de 2022, um Colóquio intitulado “UM OLHAR ÉTICO SOBRE A DOR”, que terá lugar no Anfiteatro Tomé Pires da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, entre as 14h30 e 18h30.
PUBLICIDADE
Segundo Carlos Costa Gomes, Presidente da Direção Nacional do CEB, a experiência da vivência da dor é sempre algo irredutível. A ciência procura respostas para o problema da dor, que por vezes é sublimada, outras, porém, sofrida e, por último, é vista como inevitabilidade. Todo este “olhar” sobre a dor deve-nos levar a compreender que precisamos de “olhar” para a dor com um “outro saber”; “olhar o outro” que vive um viver sofrido pela dor que pode ter muitos rostos e para os quais temos que, necessariamente, saber lidar com olhares da técnica e da ciência, mas também com um olhar humano que nos interpela para uma ética de proximidade. O mesmo responsável refere que a dor vem lembrar a presença inalienável do corpo, deste corpo sentido de dentro e ao mesmo tempo visível de fora. Os sinais de dor podem não exteriorizar-se, mas eles são vividos interiormente como se o corpo refletisse a sua presença, voltando a atenção sobre ele próprio.
Como referem Isabel e Michel Renaud, “será preciso eventualmente um grande esforço sobre si mesmo para que a pessoa consiga conviver com a dor, sem ter toda a sua atenção fixada na parte que a faz assim sofrer. O corpo é a pessoa, dir-se-á, embora na dor a pessoa sinta ao mesmo tempo que este corpo que dói não é totalmente idêntico a ela; é precisamente na dor que a pessoa sente a sua não coincidência com o corpo, com este corpo que limita os seus movimentos ou a sua atenção”.
PUBLICIDADE
Para abordar esta problemática, o Colóquio “Um olhar ético sobre a dor”, conta com especialistas em diversas áreas científicas.
O Painel I – “Fitando a Dor”, com a Moderação da Drª Beatriz Craveiro Lopes (Hospital Garcia da Horta), terá como oradores:
PUBLICIDADE
Prof. Doutor Pedro Ferreira (FEUC) – “Há possibilidade de medir a dor?”;
Dr. Michael Luís (IPO Porto) – “Há formas de tratar a dor?”; e
Prof. Doutora Ana Sofia Carvalho (ICBAS) – “Há humanidade para tratar a dor?”.
O Painel II – “Fintando a dor”, com a Moderação da Prof. Doutora Margarida Castel-Branco (FFUC), terá como preletores:
Prof. Doutor Filipe Almeida (CHSJ) – “Quando a dor é mais do que um dói-dói”;
Dra. Sofia Duque (CUF) – “Quando a dor envelhece”; e
Dra. Isabel Galriça Neto (Hospital da Luz) – “Quando a dor traz más notícias e quando dói até ao fim”.
As palavras de abertura serão da responsabilidade do Presidente do Centro de Estudos de Bioética, Prof. Doutor Carlos Costa Gomes e do Diretor da Faculdade de Farmácia da UC, Prof. Doutor Fernando Ramos. O encerramento do colóquio estará a cargo do Prof. Doutor Walter Osswald, Presidente da Fundação Grünenthal.
Related Images:
PUBLICIDADE