Região

Centro de Competências promove I Congresso Nacional de Caprinicultura

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-05-2021

Arrancou ontem o I Congresso Nacional da Caprinicultura, promovido pelo Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), sob o tema “A Implantação Territorial da Caprinicultura – Os produtos e a Gestão dos Recursos Naturais. O evento, que decorre até dia 29 de maio, será realizado em formato online, via Zoom, e contará com a participação da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

PUBLICIDADE

Na cerimónia de abertura, vai estar também o Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, Nuno Canada, e o Presidente da Comissão de Gestão do CCC, João Miguel Henriques, em representação do Município de Vila Nova de Poiares.

Ao longo dos quatro dias do evento, serão abordadas diferentes sessões temáticas, com oradores convidados e apresentações de trabalhos submetidos, promovendo assim o debate generalizado em torno das matérias mais relevantes para o desenvolvimento da caprinicultura.

PUBLICIDADE

publicidade

O primeiro dia será mais direcionado para a reflexão sobre a “Estrutura e organização do Setor”, passando depois nos restantes dias pela abordagem das questões relacionadas com as produções, nomeadamente a reprodução e a sanidade, ficando reservado para o último dia a temática da “Transformação / Inovação e Comercialização”.

A importância e significado deste congresso está bem patente na diversidade e relevância das entidades participantes, que através deste fórum de debate, se propõem a refletir o futuro deste setor.

PUBLICIDADE

De entre os participantes e oradores convidados destaca-se a intervenção de várias entidades académicas, nacionais e internacionais, desde a Universidade de Coimbra, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro, passando pela Universidade de Múrcia (Espanha), a par de associações de produtores, entidades públicas de tutela do setor, como a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária ou a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, entre muitos outros.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, que preside ao CCC, «a ideia é promover um fórum alargado de debate e reflexão das questões e temáticas que afetam a fileira da caprinicultura e apontar, através das conclusões que daí se gerarem, um conjunto de linhas orientadoras e estratégicas para a desenvolvimento sustentado do setor».

O autarca congratula-se pela «dinâmica e capacidade de organização de um evento desta natureza, reunindo os mais importantes organismos e entidades, em torno da discussão do futuro da caprinicultura, o que por si é um bom reflexo da capacidade do Centro de Competências na mobilização e capacidade de gerar pensamento crítico, numa área tão vulnerável quanto estratégica», apontou.

Recorde-se que o objetivo dos centros de competência é precisamente o de reunir os vários parceiros do setor e debater as estratégias de ação, bem como definir as linhas orientadoras capazes de influenciar as políticas nacionais que direta ou indiretamente afetam toda a fileira da caprinicultura em Portugal.

Refira-se que a sessão de encerramento está agendada para o dia 29 e contará com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Marinho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE