Coimbra

Centro de Competências da Caprinicultura promoveu workshop de alimentação de caprinos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-09-2019

O Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), presidido pelo Município de Vila Nova de Poiares promoveu em Évora um workshop sobre alimentação de caprinos, reunindo mais de 3 dezenas de participantes vindos de norte a sul do país.

PUBLICIDADE

Na sessão de abertura estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Sousa Henriques, município que acolhe a sede deste Centro de Competências (CC), e Fernando Delgado, Professor da Escola Superior Agrária de Coimbra.

PUBLICIDADE

Para o Presidente do CCC e do Município de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, «foi uma demonstração da capacidade de ação deste centro de competências e do que deve ser a sua essência, promover uma estreita ligação entre o setor científico e os produtores», apostando numa relação de proximidade, «promovendo sinergias entre o mundo académico, da investigação e o ‘saber fazer’ e prática adquirida dos produtores, para em conjunto conseguirem alcançar os seus objectivos estratégicos».

O Workshop reuniu ainda um conjunto de 8 ilustres preletores, que abordaram temas tão variados como “O que se quer para os caprinos – sistemas de produção”, pelo Prof. Doutor Duque de Fonseca (U. Évora), “Pastagens do norte e centro de Portugal. Diversidade e uso”, pelo Prof. Doutor Carlos Aguiar (CIMO/IP-ESABragança), “Maneio da pastagem e do pastoreio”, pelo Prof. Doutor Fragoso de Almeida (IP-ESA Castelo Branco), “Utilização da pastagem por caprinos e a sua suplementação”, pelo Prof. Doutor Cancela de Abreu (U. Évora),  “O que torna as cabras resilientes em condições alimentares desfavoráveis?”, pelo Prof. Doutora Elvira Sales-Baptista (U. Évora), “Das cabras vírgula do meu país”, pelo Arqº. Henrique Pereira dos Santos, “Silvopastorícia – seletividade de caprinos num ecossistema mediterrânico”, pela Doutora Ana Teresa Belo (EZN/INIAV), terminando com o tema “A Cabra Serpentina – O seu sistema de produção no extensivo alentejano”, pelo Engº Mst António Cachatra (APCRSerpentina).

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que esta foi a segunda grande atividade do Centro de Competências da Caprinicultura, sedeado em Vila Nova de Poiares e que teve como principal objetivo reunir a informação dispersa pelas várias entidades da fileira da caprinicultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE