Coimbra

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra acolhe segunda sessão do ciclo de conversas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-12-2020

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra vai acolher, no próximo dia 4 de dezembro, pelas 16h30, a segunda sessão de um ciclo de conversas, no âmbito da sua exposição inaugural “De que é feita uma coleção? Corpo e Matéria”, que se encontra em exibição até ao dia 31 de janeiro de 2021. A segunda sessão vai reunir críticos de arte, que vão trazer ao debate um conjunto de referências sobre os desenvolvimentos que o conceito de coleção de arte contemporânea tem sofrido no país. Celso Martins, professor universitário e crítico de arte do Jornal Expresso, e Isabel Nogueira, ensaísta e investigadora universitária e crítica de arte da Revista Contemporânea serão os dois convidados. 

PUBLICIDADE

Recorde-se que o ciclo de conversas tem por base a exposição inaugural do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, “De que é feita uma coleção? Corpo e Matéria”, que tem curadoria de David Santos e José Maças de Carvalho. A iniciativa prevê a realização de quatro sessões e conta com testemunhos de curadores, críticos, colecionadores e pensadores do processo de criação e produção artística. A ideia passa por reunir um conjunto de entendidos em matérias artísticas, cuja ação e experiência possam testemunhar sobre a natureza complexa e sempre idiossincrática de cada coleção ensaiando, assim, algumas hipóteses de resposta ao título da própria exposição.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira sessão do ciclo aconteceu no dia 12 de novembro, às 16h30, e trouxe à conversa curadores que trabalharam coleções institucionais e privadas, herdadas ou construídas em grande medida pelos próprios, para melhor compreender a natureza da coleção que agora está à guarda do Município de Coimbra. A vereadora da Cultura, Carina Gomes, abriu a sessão, que contou com a participação de Sandra Vieira Jürgens (curadora, ensaísta e professora universitária), Miguel Von Hafe Pérez (curador e ensaísta) e António Pedro Pita (filósofo e professor universitário), e foi moderada pelos curadores David Santos e José Maçãs de Carvalho.

A segunda sessão, de 4 de dezembro, será igualmente moderada por David Santos e José Maçãs de Carvalho e, à semelhança da primeira, será transmitida no Youtube e no Facebook

PUBLICIDADE

 A CM Coimbra pretende, com esta iniciativa, aprofundar um dos desígnios fulcrais da coleção de arte que o novo equipamento cultural alberga, pondo em diálogo vozes distintas e leituras diferenciadas sobre a questão que orientou a abertura do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra: afinal, “De que é feita uma Coleção?”. Seguem-se novas sessões nos dias 15 e 30 de janeiro de 2021 e todas serão transmitidas no Youtube do município e no Facebook do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Recorde-se que o CACC, o mais recente equipamento cultural municipal, localizado na Rua Ferreira Borges (junto ao Arco de Almedina), foi inaugurado a 4 de julho de 2020 e acolherá, faseadamente, as 193 obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, que faziam parte da coleção do extinto BPN. Uma coleção essencialmente de artistas portugueses consagrados, de várias épocas e gerações, que veio enriquecer o património artístico, a oferta cultural de Coimbra e transformar a cidade numa referência ao nível da arte contemporânea. Na exposição “De que é feita uma coleção? Corpo e Matéria” – a primeira de uma série de três exposições integradas no ciclo “De que é feita uma coleção?”, com curadoria de David Santos e José Maçãs de Carvalho – são exibidas 27 obras de pintura, escultura e fotografia que representam exemplos na abordagem dos conceitos “corpo” e “matéria”.

Estão presentes obras de artistas como Allan Sekula, Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Vidigal, Antoni Muntadas, António Dacosta, Carlos Calvet, Douglas Gordon, Eduardo Batarda Eduardo Nery, Helena Almeida, João Louro, João Loureiro, João Pedro Vale, João Penalva, João Tabarra, John Baldessari, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Paula Rego, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Vasco Araújo, entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE