Coimbra

Centro de Alto Rendimento de Natação vem para Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-10-2022

Coimbra vai ter o segundo centro de alto rendimento de natação do país. A cidade reforça assim a aposta na prática da natação e do desporto e procura criar condições para que os jovens tenham condições para conciliar a vida académica com a desportiva.

PUBLICIDADE

Assinado esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, o protocolo de cooperação para potenciar a prática da modalidade e para a criação do centro envolve a Câmara Municipal, a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação de Natação de Coimbra (ANC), a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Todos foram unânimes em considerar que Coimbra reúne todas as condições para acolher este centro e para potenciar esta modalidade, criando melhores condições para a sua prática e para atrair mais atletas.

PUBLICIDADE

Antes da formalização dos protocolos, o presidente da Câmara, José Manuel Silva, saudou a concretização deste momento “que vai permitir a criação de um centro de alto rendimento de natação em Coimbra”, acrescentando ainda a importância do “restabelecimento das boas relações” entre a autarquia e a FPN. Sublinhou ainda o facto de Coimbra “ser uma cidade de excelência para a prática de desporto de alto rendimento, sobretudo em estreita parceria com as várias instituições da cidade”, facto corroborado quer por António Silva quer por Miguel Oliveira, da FPN e da ANC, respetivamente.

O vice-reitor da UC, António Figueiredo, destacou o investimento que tem vindo a ser feito no desporto, quer a nível da formação, quer da reabilitação de infraestruturas. Explicou que “o desporto faz parte do plano estratégico da UC” e mostrou disponibilidade para continuar a colaborar no seu desenvolvimento, a vários níveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Já Jorge Conde, presidente do IPC, considerou que “não se podem perder atletas para ganhar estudantes”, apelando, por isso, para que se criem condições para que seja efetivamente possível conciliar os estudos com a prática do desporto.

Por sua vez, o vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, manifestou a “alegria” da autarquia que vai ser “capaz de atrair os melhores nadadores nacionais e internacionais”.

As especificidades do Centro Olímpico de Piscinas Municipais, considerada uma das melhores do país para a prática de natação, foi outro dos fatores distintivos para o facto de Coimbra ser o local escolhido para a acolher este centro de alto rendimento.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE