Coimbra

Centro Comunitário S. José recebeu alertas da PSP de Coimbra sobre burlas

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 30-09-2023

Na manhã de 28 de setembro, o Centro Comunitário S. José, equipamento da Cáritas de Coimbra em funcionamento no Bairro da Rosa, recebeu a PSP de Coimbra para uma sessão de sensibilização e esclarecimento sobre burlas. A iniciativa decorreu no âmbito do Dia Internacional do Idoso, assinalado no dia 1 de outubro, no entanto foi aberta a toda a comunidade.

PUBLICIDADE

O Comissário Loureiro e o agente Pedro Caetano mostraram ao seu público de que forma toda a população pode ser alvo de uma burla, com especial enfoque nos cidadãos mais velhos que, por serem mais vulneráveis, muitas vezes deixam que se aproveitem da sua característica boa fé. Deram exemplos, apresentaram casos reais e deixaram os seus conselhos para evitar este tipo de situações.

Dos tipos de burla foram conhecidas as burlas telefónicas, online e em pessoa. A população deverá ficar alerta para pessoas que se passam por instituições de caridade, entidades bancárias ou seguradoras, técnicos especializados, vendedores, emails fraudulentos ou mensagens enganosas.

PUBLICIDADE

Os principais sinais de alerta são os pedidos de informações pessoais ou dados bancários, ofertas demasiado vantajosas, pressão para tomar decisões sem tempo para ponderar ou visitas inesperadas em casa para vender ou oferecer produtos e serviços.

Esta iniciativa da PSP foi muito bem acolhida no Centro Comunitário S. José e contou com a presença de cerca de 30 participantes da comunidade envolvente ao Centro. Para os técnicos do equipamento é sem dúvida importante educar e sensibilizar a comunidade, principalmente os mais velhos, para poderem identificar e prevenir este tipo de situações.

PUBLICIDADE

publicidade

No final a PSP reforçou a importância de denunciar qualquer atividade suspeita e alertar não só os pares como a própria PSP de Coimbra através do número 239 073 500 ou, em caso de necessitarem de ajuda não só em burla, mas em situação de perigo, devem ligar ao 112.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE