Centro com mais 142 camas para Cuidados Continuados

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-02-2018

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na região Centro vai aumentar este ano a sua capacidade em mais 142 camas, informou a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) na abertura do Encontro “Cuidar em Casa”, que se realiza hoje, em Coimbra, promovido pela Equipa Coordenadora Regional (ECR) da RNCCI da ARSC.

PUBLICIDADE

rosa_reis_marques

Rosa Reis Marques, que considera a resposta da rede razoável no Centro, onde existem 65 unidades de internamento com 2.291 camas em diferentes tipologias, frisou que os novos lugares irão beneficiar zonas mais carenciadas deste tipo de cuidados. Em relação às Equipas de Cuidados Continuados (ECC) no domicílio, que funcionam integradas nas unidades nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) com enfermeiros e outros profissionais especializados nas áreas da reabilitação, nutrição, psicologia e serviço social, Rosa Reis Marques anunciou já estar em curso a colocação de mais 103 enfermeiros nos CSP da região, o que permitirá também reforçar as ECC no domicílio.

PUBLICIDADE

Presente no Encontro Cuidar em Casa, o coordenador nacional da reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados Integrados (CCI) sublinhou a necessidade de melhorar a referenciação de doentes dos CSP para a RNCCI. “Têm de referenciar muito mais. Os equipamentos que já temos têm de ser cabalmente utilizados”, disse Manuel Lopes que considerou o Encontro em Coimbra importante porque criou um espaço, dentro do programa, “onde os participantes têm tempo para falar uns com os outros e, nesse sentido, reforçar a rede” que, pelos objetivos que cumpre, “está sempre em desenvolvimento”.

Organizado pela ECR da RNCCI da ARSC, o Encontro “Cuidar em Casa” debate hoje, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a importância de levar os CCI a casa do doente, evitando, sempre que possível, a sua deslocação em caso de necessidade destes cuidados específicos. O programa privilegia a palavra dos prestadores de cuidados e de doentes, ouvindo as suas dúvidas e sugestões, de forma a proporcionar o debate ativo sobre a forma de fazer crescer e melhorar os CCI.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE