Primeira Página

Central fotovoltaica entre Penela e Ansião quase duplica produção de energia renovável

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 19-02-2024

Uma central fotovoltaica construída junto ao parque eólico de Monte de Vez, entre Penela e Ansião, quase duplica a produção de energia renovável no local, revelou hoje o grupo EDP.

PUBLICIDADE

Durante uma visita de jornalistas ao complexo, Hugo Costa, responsável da EDP Renováveis, afirmou que o novo empreendimento “é fundamental para a transição energética” na região e em Portugal.

Optando pela “hibridização de ativos existentes”, com a conjugação de tecnologias como a eólica, a solar e a hídrica, haverá “mais facilidade de adicionar capacidade renovável”, disse Hugo Costa.

PUBLICIDADE

A central solar de Monte de Vez, com 21 MWp, tem uma produção anual estimada de 31,4 GWh.

“Juntando as duas tecnologias, este complexo passa a poder produzir 79 GWh de energia renovável por ano, o que seria suficiente para fornecer 23 mil famílias da região”, salientou.

PUBLICIDADE

publicidade

A funcionar desde 2008, o parque eólico de São João, tem 22,8 MW de capacidade, indicou Hugo Costa aos jornalistas, realçando, no caso de projetos híbridos como este, a vantagem de “aproveitar as sinergias entre o eólico e o fotovoltaico”.

“A central fotovoltaica instalada junto a parque eólico em operação quase duplica a produção renovável naquele local e acelera a transição energética da região cento do país”, segundo uma nota da EDP Renováveis.

Situado em terrenos montanhosos, nos concelhos de Penela e Ansião, trata-se do segundo híbrido em operação em Portugal.

“Ao fim do primeiro ano, o primeiro projeto do género no país [na zona da Guarda] já forneceu eletricidade suficiente para abastecer 11 mil casas”, de acordo com o mesmo documento.

A EDP Renováveis acaba de colocar “em operação o segundo parque híbrido de Portugal, que combina energia eólica e solar no mesmo local, praticamente duplicando a capacidade de produção de eletricidade renovável numa única localização”.

Com a instalação de 36 mil painéis bifaciais junto aos 13 aerogeradores do parque eólico, “é possível aproveitar de forma mais eficiente a rede elétrica já existente e fornecer energia de forma mais constante, graças à complementaridade entre a produção de energia eólica e solar”.

Hugo Costa enfatizou que este complexo renovável “vai também evitar a emissão de 40 mil toneladas de CO2 por ano”, contribuindo para a descarbonização do país e, em consequência, para o combate às alterações climáticas a nível global.

Localizados nos concelhos de Penela e Ansião, nos distritos de Coimbra e Leiria, respetivamente, estes parques “fazem parte de um investimento da EDP na zona Centro” que já tem em operação mais de 280 MW em energia eólica.

O projeto híbrido de Monte de Vez “faz parte da estratégia da EDP de continuar a acelerar a transição energética nacional, seja ao investir em novos projetos renováveis ou a otimizar aqueles que já têm servido as regiões onde se encontram”, adiantou o mesmo responsável.

A hibridização dos sistemas, segundo a empresa, permite aumentar a eficiência dos projetos, partilhar infraestruturas elétricas já existentes, promover a estabilidade de custos e reduzir o impacto ambiental e paisagístico.

Há um ano, a EDP já tinha colocado em laboração o primeiro projeto híbrido, eólico e solar, da Península Ibérica, ao adicionar a central fotovoltaica de Mina de Orgueirel ao parque eólico do Mosteiro, no concelho da Guarda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE