Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Centenas de crianças sobem ao palco do Cineteatro Messias na Mealhada com o Escolíadas Júnior

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-12-2018

A Associação Escolíadas promove 5.ª edição do Escolíadas Júnior, um projeto artístico que pretende promover a inclusão das Artes na Educação no 1.º Ciclo e despertar o interesse das crianças pelas expressões artísticas.

PUBLICIDADE

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o trabalho realizado ao longo do 1.º período pelas crianças do Agrupamento de Escolas da Mealhada sobe ao palco do Cineteatro Messias, com a realização de seis espetáculos.

PUBLICIDADE

publicidade

São 579 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico das 6 escolas do Agrupamento de Escolas de Mealhada que vão subir ao palco do Cineteatro Messias, na Mealhada, este fim-de-semana, para mostrar o resultado do trabalho realizado ao longo do primeiro período do ano letivo, no âmbito do projeto Escolíadas Júnior. Os espetáculos acontecem nos dias 8 e 9 de dezembro com o seguinte programa: sábado, 8, 10h30 – Pampilhosa (2A, 4C, 4B, 1A, 3B), 14h00 – Pampilhosa (2B, 4A, 1B, 3A); domingo, 9, 10h15 – Barcouço – Casal Comba, 12h00 – Luso – Antes, 15h00 – Mealhada (1A, 1C, 3C, 4B, 2C, 3A), 17h00 – Mealhada (2B, 3B, 4A, 1B, 2A).

O tema escolhido, “Era uma vez o Espaço”, tem um enfoque no imaginário infantil e desenvolve as ideias da importância de cuidar de si, do próximo e do mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que aborda algumas matérias lecionadas na escola. Numa viagem pelo espaço e a planetas desconhecidos, as personagens da história procuram a resposta aos problemas da Terra e da Humanidade, encontrando exemplos de harmonia e solidariedade.

PUBLICIDADE

O projeto Escolíadas Júnior é promovido pela Associação Escolíadas pelo quinto ano consecutivo. A iniciativa consiste na realização de atividades de expressão dramática com as crianças, ao longo de um trimestre e culmina na apresentação de espetáculos destinados a toda a comunidade.

As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com o papel fulcral do professor titular no desenrolar do projeto, acompanhando e participando em todos os momentos de trabalho dos alunos.

Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final: o tema escolhido é preparado e os trabalhos são realizados nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários, finalizando com as seis apresentações finais, aos finsde-semana, abertas à comunidade, mediante compra de bilhete. Ao longo de todo o processo criativo, a Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – como teatro, estudos artísticos, dança e música – garantem o apoio e preparação das crianças.

O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada, estendendo-se aos concelhos de Coimbra e de Aveiro. No presente ano letivo 2018-2019, o projeto estará presente em três agrupamentos de escola, desenvolvendo-se num molde tripartido ao longo do ano, num concelho por período letivo.

No ano letivo anterior, cerca de 2.000 crianças envolvidas tiveram a oportunidade de “descobrir” o seu talento para as artes e de desenvolver as suas capacidades sociais e comunicativas, com um impacto positivo no seu crescimento enquanto pessoas ativas junto da comunidade.
O projeto Escolíadas Júnior conta com o patrocínio da Fundação PT e é cofinanciado pelo programa Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), estabelecendo também parcerias com as autarquias envolvidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com