Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cena quase feliz no Pátio da Inquisição

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-05-2017

A Cena Lusófona  recorda-nos que assinou na passada quarta-feira, 24 de Maio, um contrato de comodato com a Câmara Municipal de Coimbra, relativo à cedência das suas novas instalações, no Pátio da Inquisição, em Coimbra.

PUBLICIDADE

00000

 

PUBLICIDADE

publicidade

Vinte e um anos depois do protocolo que acompanhou a fundação da Cena Lusófona (e que previa, como única obrigação da Câmara de Coimbra, a “cedência de instalações condignas” para a sede da Associação), essa aspiração parece estar finalmente prestes a concretizar-se, ainda que parcialmente, salienta a Cena Lusófona em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.

As instalações agora cedidas são parte da Ala Central do Antigo Colégio das Artes, no Centro Histórico de Coimbra, recentemente reabilitada pela Autarquia, com o financiamento do QREN, “para instalação da sede da Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral”.

PUBLICIDADE

O contrato agora assinado prevê apenas a cedência de uma parte das instalações intervencionadas, incluindo as salas de leitura e de tratamento de documentação do CDI e uma sala polivalente, onde terão lugar diversas iniciativas de formação e debate e poderão acontecer pequenos espectáculos. De fora ficaram, por agora, quatro salas destinadas a escritórios e uma sala de reuniões, que a Cena Lusófona espera poder vir a utilizar no futuro próximo.

unnamed (2)

O contrato é válido por 5 anos e visa a instalação da sede da Associação e a reabertura ao público do Centro de Documentação e Informação.

A entrada nas novas instalações (que deverá acontecer em breve, na sequência da assinatura deste Contrato) permite o início de um novo ciclo no percurso da Cena Lusófona, que esta encara com expectativa e optimismo.

No quadro do documento estratégico recentemente apresentado em Assembleia-Geral – “Cena Lusófona 2016-2020: um novo ciclo”, a Associação está a procurar encontrar financiamentos para diversos projectos, que darão continuidade às principais linhas de trabalho que vêm sendo desenvolvidas desde 1996, nas diferentes e complementares áreas em que assenta o conceito de intercâmbio teatral perseguido pela Cena: formação, criação artística, edição, festivais, circulação de espectáculos, documentação e informação, entre outras.

No imediato, a Cena Lusófona aposta em dois projectos que apresentou à Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura de Portugal, no âmbito dos concursos para Apoio Pontual (edição e programação) e na reabertura ao público, em Coimbra, do Centro de Documentação e Informação, que se singulariza no espaço da CPLP pela dimensão e consistência do seu acervo.

A Cena Lusófona foi constituída como Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral em 1996, um ano depois do arranque do projecto com o mesmo nome, a convite do Governo Português.

Foi nessa altura que foi assinado, no Palácio Nacional da Ajuda, um protocolo entre o Ministério da Cultura, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Autarquia, que oficializava a vinda da Cena Lusófona para Coimbra, garantia o financiamento do projecto e formalizava o compromisso da Câmara Municipal.

Ao fim de cinco anos a trabalhar em instalações precárias cedidas pela CMC, a instituição foi forçada em 2001 a mudar-se para um espaço arrendado, a expensas próprias, que entretanto deixou de poder pagar e que acabaria por abandonar em Outubro do ano passado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com