Vamos

Cena Lusófona lança em Coimbra antologia sobre teatro galego contemporâneo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 01-09-2022
A Cena Lusófona, sediada em Coimbra, lança no sábado a “Antologia de Teatro Galego Contemporâneo”, um livro publicado em dois volumes e com edição bilingue (português e galego), afirmou hoje a associação.

O livro, lançado no âmbito da coleção da Cena Lusófona de dramaturgia de língua portuguesa, reúne 12 obras de 12 autores e um ensaio introdutório assinado pela professora universitária Dolores Vilavedra, especializada em literatura galega, referiu a associação, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A sessão de apresentação vai decorrer no sábado, pelas 18:00, na Sala Jorge Pais de Sousa do Centro de Documentação da Cena Lusófona, situado no Pátio da Inquisição, em Coimbra.

“A obra agora publicada, dividida em dois volumes que podem ser adquiridos separadamente, tem um total de 1.900 páginas”, salientou.

PUBLICIDADE

No livro, estão reunidas obras dos autores Xohana Torres, Euloxio R. Ruibal, Roberto Vidal Bolaño, Manuel Lourenzo, Luísa Villalta, Raúl Dans, Gustavo Pernas Cora, Cándido Pazó, Marcos Abalde Covelo, Esther F. Carrodeguas, Vanesa Sotelo, e AveLina Pérez.

“A escolha, que cobre um período temporal entre meados do século XX e os dias de hoje, foi assessorada por três especialistas no teatro galego: as investigadoras e professoras universitárias Dolores Vilavedra e Inma López Silva, e a encenadora Ánxeles Cuña Bóveda”, aclarou a Cena Lusófona.

PUBLICIDADE

publicidade

As traduções do galego para português foram realizadas por Sofia Lobo e Zé Paredes, estando o desenho gráfico a cargo da designer Ana Simões, da conimbricense FBA.

“A publicação do livro, há muito desejada pela Cena Lusófona, conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Coimbra, do Ministério da Cultura e Desportos do Governo de Espanha, da Deputación da Corunha, da Deputación de Lugo, da Xunta de Galicia, do Consello da Cultura Galega e da Associação Dramaturga”, acrescentou.

Com estes dois volumes, a coleção de teatro da Cena Lusófona já conta com 11 livros publicados, onde figuram também autores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

“A inclusão do teatro galego nesta coleção insere-se no reforço dos laços de intercâmbio entre a Galiza e os países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] que a Cena Lusófona vem promovendo, em diversos domínios, há quase duas décadas”, salientou.

A antologia será também apresentada em Évora, no dia 10, no Teatro Garcia de Resende, e, em datas a definir, nas cidades de Lisboa, Porto, Corunha, Lugo, Ourense e Vigo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE