O Município de Penacova e a Junta de Freguesia de Penacova anunciaram que os recentes eventos atmosféricos severos agravaram substancialmente as condições de segurança no cemitério da Carvoeira.
Após uma visita técnica realizada no domingo, 8 de fevereiro, ficou decidido que, por tempo indeterminado, fica impedida a realização de novos enterros naquele espaço.
Os enterros que se fizerem necessários serão realizados no cemitério da Eirinha, garantindo-se, nesse local, todos os direitos previamente adquiridos quanto a sepulturas na Carvoeira.
PUBLICIDADE
A visita e o cuidado com as sepulturas continuam permitidos, exceto nos talhões 1 (patamar inferior) e 4, que não oferecem condições de segurança neste momento.
A Câmara Municipal, em articulação com a Junta de Freguesia e outras entidades, está a desenvolver esforços para encontrar soluções dentro das medidas de exceção da situação de calamidade.
As autoridades apelam à compreensão da população, reconhecendo a importância do cemitério como espaço de memória para a comunidade.