Política
Celso Ferreira (IL) é o quinto da lista de “Juntos Somos Coimbra” à CMC

Imagem: Juntos Somos coimbra
Celso Filipe Monteiro Ferreira é o nome proposto pela Iniciativa Liberal para integrar a lista de “Juntos Somos Coimbra” à Câmara local.
A IL figura na coligação a par do PSD, CDS, Nós Cidadãos, PPM, Volt e MPT.
Como já noticiámos, a coligação preconiza a recondução dos três primeiros autarcas eleitos em 2021 – José Manuel Silva, Francisco Veiga e Ana Bastos -, cabendo a quarta posição ao líder concelhio do PSD, João Francisco Campos, e a sexta a Margarida Pocinho (CDS).
PUBLICIDADE
O vice-presidente da CMC, Francisco Veiga (PSD), mantém o segundo lugar no elenco de potenciais autarcas de “Juntos Somos Coimbra”, independentemente de a posição alcançada em 2021 ter sido fruto da preponderância que António Maló de Abreu tinha, então, na direcção partidária liderada por Rui Rio.
A par do trabalho do agrado de José Manuel Silva, milita a favor de Francisco Veiga, professor universitário (ex-director da Faculdade de Farmácia da UC), a circunstância de a eleição do próximo reitor ocorrer durante a primeira metade do mandato autárquico de 2025-2029.
Aspirante a ser reconduzido na liderança da Câmara conimbricense, José Manuel Silva (médico e professor universitário) entende patrocinar a recandidatura à vereação de um professor catedrático como forma de manter a ligação entre a autarquia e a UC.
Se da saída do vereador Carlos Lopes (PSD) já se ia falando nos bastidores, há a registar o recuo de Ana Cortez Vaz (vereadora cessante) para a sétima posição.
Caso a coligação reedite a conquista de seis dos 11 assentos do executivo camarário, o PSD só ficará representado por dois vereadores, sendo que, a par de Silva e de Ana Bastos (independentes), a quinta e sexta posições da lista de “Juntos Somos Coimbra” cabem à IL e ao CDS.
PUBLICIDADE