Vamos

Celebração do aniversário da beatificação da Rainha Santa Isabel

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 13-04-2024

Assinala-se esta segunda-feira, 15 de abril, mais um aniversário da Beatificação de Santa Isabel, Princesa de Aragão, Rainha de Portugal e Padroeira da cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Para comemorar a data, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel mandam celebrar às 18:00 na Igreja da Rainha Santa Isabel, Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal.

“Foi no dia 15 de Abril de 1516 que o Papa Leão X assinou o “Breve”, documento pontifício, que proclamava a beatificação da Rainha que o povo considerava já santa”, salienta uma nota da Confraria da Rainha Santa Isabel.

PUBLICIDADE

“Reinava em Portugal D. Manuel I de Portugal e o culto à Rainha Santa Isabel assume contornos oficiais, passando o povo de Coimbra a poder manifestar livremente a sua devoção à que haveria de ser eleita Santa Padroeira da cidade”.

Na sequência deste movimento devocional – que iria culminar na Canonização de Santa Isabel de Portugal, decretada em 25 de Maio de 1625 – é, entretanto, fundada em 1560 a Confraria da Rainha Santa Isabel.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE