Vamos

CEARTE recupera 5 peças do Museu Machado de Castro. E encontrou surpresas!

António Alves | 8 meses atrás em 16-09-2023

A conservação e restauro de 5 peças de escultura bastante degradadas da coleção do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, tem revelado algumas surpresas. O trabalho está a ser feito pelo CEARTE em Semide (Miranda do Corvo).

PUBLICIDADE

“Tem sido uma emoção este processo de descoberta orginal que se perdeu ao longo de séculos com intervenções posteriores que ocultaram completamente o brilho original”, disse ao Notícias de Coimbra a diretora do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), Maria de Lurdes Craveiro.

Para que este trabalho fosse realizado, foi fundamental a campanha de subscrição pública lançada pelo espaço museológico conimbricense no âmbito da Exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”. Esta campanha tinha como objetivo a possibilidade de uma intervenção de restauro sobre 16 peças de escultura, criteriosamente selecionadas de entre as 70 que integraram a exposição.

PUBLICIDADE

Até este sábado 16 de setembro, os montantes apurados (por via de um contributo direto nas instalações do MNMC ou por via bancária para a conta da Liga dos Amigos) resultaram em cerca de 8 mil euros, a que se juntaram os 2.500 euros resultantes do Prémio “Reynaldo dos Santos” atribuído pela Federação de Amigos dos Museus de Portugal (FAMP).

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Maria de Lurdes Craveiro

PUBLICIDADE

publicidade

 

As restantes 11 peças serão restauradas pelo Instituto Politécnico do Tomar e pela empresa Santiago. O concurso já foi lançado e, em breve, as duas entidades vão avançar com este trabalho. Assim que a conservação e restauro das 16 peças estiverem concluídas, o MNMC tem agendada a realização de uma exposição para dar a conhecer este projeto.

A entrega simbólica do prémio teve lugar no sábado, 16 de setembro, nas instalações do espaço museológico. Refira-se que a exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]” foi eleita a melhor exposição temporária realizada em museus portugueses, nos anos de 2021 e 2022, pela FAMP.

Com o comissariado científico de Sandra Costa Saldanha e a colaboração da Liga de Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro, esta
exposição, patente entre 1 de abril e 19 de junho de 2022, no MNMC, apostou em várias frentes no âmbito da construção e divulgação de conhecimento e na salvaguarda patrimonial.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a sessão realizada no Museu Nacional Machado de Castro

 

Após a entrega simbólica, o MNMC acolheu uma mesa-redonda sobre “Os jovens e os Museus” integrada no “II Encontro Jovem FAMP – os jovens e o voluntariado cultural” organizado em conjunto pela Liga dos Amigos do MNMC e FAMP. Uma iniciativa que decorreu este sábado, 16 de setembro, em Coimbra e que teve como objetivo promover o encontro e a partilha de experiências entre jovens que se dedicam ao voluntariado cultural.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE