CEARTE premiado no Concurso Internacional de Criadores Moda

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-02-2018

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) esteve presente no XV Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços Namorar Portugal: Escritas de Amor”, em Vila Verde, no distrito de Braga, onde uma das suas formandas arrecadou o “Prémio Jovem Revelação”.

PUBLICIDADE

Magda Silva – Romance Etéreo_MG_2376-1

Este concurso tem por objetivo a promoção dos Lenços dos Namorados como elemento de arte e tradição local, desafiando designers e estilistas nacionais e internacionais a conceberem peças contemporâneas, inspiradas numa tradição que remonta ao séc. XVIII.

PUBLICIDADE

 
O desfile decorre no âmbito da Gala Namorar Portugal, perante a avaliação de um júri de 12 elementos constituído por diversas personalidades do mundo da moda, do ensino e do setor empresarial.

 
Este ano, o mote do concurso assentou nas “escritas de amor” contidas nos lenços minhotos, tendo como apresentador Rui Unas, e a presença de modelos famosos como Isaac Alfaiate, Joana Freitas e Iva Lamarão, que desfilaram numa noite deslumbrante de glamour, beleza e romantismo.

PUBLICIDADE

publicidade

 

O evento destaca-se também pela participação de estilistas de renome, tendo sido convidados este ano, Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Nuno Gama, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e StoryTailors.

Magda Silva – Romance Etéreo IMG_2352-1
A representar o CEARTE, estiveram três formandas do Curso de Moda: Magda Silva, Sara Barbosa e Isaura Oliveira, que apresentaram as suas propostas de coordenados inspirados no tema.
O coordenado da autoria de Magda Silva, intitulado “Romance Etéreo”, foi distinguido com o “Prémio Revelação”, entre cerca de 70 coordenados dos seus pares de escolas de Moda (técnico-profissionais, universidades e institutos politécnicos) de todo o país.

 
Com inspiração na alta-costura parisiense, onde as composições e os bordados realizados manualmente conferem um valor acrescido a cada peça, Magda Silva pretendeu adaptar a mais-valia da alta-costura ao trabalho realizado nos Lenços dos Namorados.

 
De destacar, o apoio incondicional dos profissionais do CEARTE à formanda, desde logo, da sua formadora, Fátima de Deus, da estilista Vânia João, bem como da coordenadora do curso, Alzira Ferreira.

Sara Barbosa – Metamorfose IMG_2356-1
Por sua vez, Sara Barbosa, apresentou ”Metamorfose”, um trabalho que representa a transformação que cada pessoa vive quando se apaixona, e o estado de enamoramento que desencadeia um desabrochar interior.

Isaura Oliveira – Tempo no Amor IMG_2337-1
Já Isaura Oliveira, no seu projeto “Tempo no Amor“, inspirou-se no célebre coração dos Lenços dos Namorados para formar uma imagem de ampulheta de emoções, em que as 3 cores portuguesas (amarelo, verde e vermelho) dialogam.

 
Para Luís Rocha, Diretor do CEARTE, “ganhar um prémio num concurso internacional é um momento significativo e gratificante para a instituição, e que atesta a qualidade e a excelência da formação aqui ministrada”. Esta distinção, sublinha, “confirma os resultados do trabalho desenvolvido pelo CEARTE no apoio à inovação e à qualificação das produções artesanais”.

Magda Silva – Romance Etéreo_MG_2305-1

A criação de “produtos distintivos e de excelência, com design diferenciador” é cada vez mais a aposta desta instituição, que defende a valorização do têxtil a partir do “saber-fazer” tradicional.
Para concluir, Luís Rocha destacou ainda o elevado profissionalismo das formandas, dos formadores e de toda a equipa técnica do CEARTE, sem a qual estes excelentes resultados alcançados “entre os melhores dos melhores” não seriam possíveis.

 
Lançado em 2003, o Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços Namorar Portugal” acontece todos os anos, no dia 14 de fevereiro, numa organização do Município de Vila Verde em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE