Cidade

CEARTE mostra Tecelagem de Almalaguês na Baixa de Coimbra  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-09-2019

Inserida na iniciativa do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra que integra as Jornadas Europeias do Património 2019, o Centro de Formação para o Artesanato e Património (CEARTE), em parceria com a Associação Herança do Passado, da Freguesia de Almalaguês, no concelho de Coimbra, vai realizar no sábado, dia 28 de setembro, na baixa de Coimbra, uma mostra de Tecelagem de Almalaguês.

PUBLICIDADE

Para o efeito, serão instalados alguns teares no espaço existente, estando presente a formadora deste domínio, do CEARTE, Esperança Santos, que poderá proporcionar uma experiência de produção de tecelagem com recurso ao tear e explicar alguns dos procedimentos deste processo artesanal. Está ainda prevista a participação – trabalhando ao vivo – de algumas tecedeiras de Almalaguês.

A tecelagem manual de Almalaguês é um património cultural notável, sendo um dos maiores centros de tecelagem do País que importa preservar, divulgar e desenvolver.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa do CEARTE e da Herança do Passado, que pode ser vista entre as 10:00 e as 16:00, na Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz, tem por finalidade dar a conhecer algum do património artesanal de Coimbra e a captação de novos interessados para esta riquíssima atividade artesanal.

Para o CEARTE, trata-se também de mais um desafio, o de certificar a Tecelagem de Almalaguês – o único processo que garante a qualidade e autenticidade da produção, ao diferenciar e singularizar um produto com características próprias num quadro de preservação cultural, promovendo, simultaneamente, a confiança consumidor.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta ação promocional da tecelagem de Almalaguês integra-se das Jornadas Europeias do Património 2019, iniciativa anual da Direção Geral do Património Cultural, este ano subordinadas ao tema Artes, Património e Lazer. A Câmara Municipal de Coimbra associou-se à iniciativa, através de atividades que visam sensibilizar os cidadãos para a proteção e valorização do Património, ação para a qual o CEARTE foi convidado. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE