Cidade

Cearte integra projeto europeu de capacitação do setor do artesanato

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-10-2020

O Cearte – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património integra o projeto europeu “Crafting Europe”, que decorre até novembro de 2022, envolvendo 120 artesãos a nível nacional, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em conferência de imprensa, a instituição sediada em Coimbra anunciou que o projeto prevê a realização de ‘workshops’ para o desenvolvimento de competências de gestão de negócio, criação de um painel europeu de mentores, ‘vouchers’ de apoio à internacionalização, ateliê de experimentação económica e, no final, um estudo do impacto económico do setor do artesanato na Europa.

PUBLICIDADE

Paulo Teles Marques, presidente do Cearte, explicou aos jornalistas que o projeto envolve um consórcio europeu de oito países, com o objetivo de capacitar o setor do artesanato na abordagem dos “desafios sistémicos enfrentados pelos seus profissionais, empresas e pelas organizações”.

A partir de novembro tem início a iniciativa “Crafting Business – Apoio ao Desenvolvimento do Negócio”, que se destina a empreendedores que pretendam iniciar uma atividade no setor criativo, em particular no artesanato, e ainda a detentores de negócios emergentes que estejam interessados em desenvolvê-los e em aceder ao mercado internacional.

PUBLICIDADE

Com o número de vagas limitas a 20, as candidaturas vão decorrer entre 06 e 30 de outubro, decorrendo a formação entre novembro e maio de 2021, maioritariamente em regime ‘online’, dividido em duas fases, a primeira constituída por oito sessões de trabalho e a segunda por consultadoria à medida de cada participante.

“Através de ‘workshops’ dinâmicos, interativos e práticos e com o acompanhamento de consultores especializados, serão desenvolvidas as competências de gestão, marketing, comercialização e outras que contribuem para a criação, desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios e facilitam o acesso aos mercados nacionais e internacionais”, salientou Ana Cristina Mendes, coordenadora do projeto e vice-presidente do Cearte.

Segue-se outras ações do projeto, que, no total, vão envolver mais 100 artesãos, que poderão não ser os mesmo que participam na primeira iniciativa, explicou Ana Cristina Mendes.

O projeto “Crafting Europe” decorre, na sua globalidade, até novembro de 2022, sendo financiado em 1,8 milhão de euros pelo programa “Creative Europe Cooperation projects call EACEA-34-2018”.

Para o desenvolvimento do projeto em Portugal, o Cearte conta um orçamento de 135 mil euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE